segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Clássicos da Literatura Infantil. 1ª Parte: A Fábula Os Três Porquinhos. Estratégias de Estudo e Atividades


Os contos de fadas e as fábulas são um grande recurso  para o professor trabalhar  e estimular a leitura em sala de aula, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. É um desafio, diante das muitas opções oferecidas às crianças e aos jovens: televisão, vídeo game, internet, jogar bola com os amigos, passear no shopping  etc. 
A fábula Os Três Porquinhos  trabalha o imaginário das crianças, e como ocorre neste  gênero literário,  seus  personagens são exclusivamente  animais, destacando-se:   os  três   porquinhos  Cícero, Heitor e Homero (Prático, na versão para o português) e um lobo,  que deseja devorar os porquinhos.
Ao ler uma história para as crianças precisamos conhecê-la muito bem, pois a entonação conta muito, principalmente para crianças  em fase de letramento. Afinal, somos nós adultos os responsáveis por gerar nelas o desejo de aprender a ler.
Sinopse da história: Era uma vez três porquinhos que saíram de casa e foram morar sozinhos na floresta. Ao  saírem  da casa de sua mãe (em algumas versões, da avó), eles foram construir cada um a sua própria casaCícero, o mais preguiçoso, não queria se cansar e construiu uma  cabana de palha. Heitor decidiu construir uma cabana de  madeira, enquanto Prático optou por construir uma casa  melhor estruturada, com   tijolos e  cimento. Como a sua casa demorou mais tempo para ser construída, Prático muitas vezes via os irmãos se divertindo enquanto se esforçava para terminar o trabalho. Os três porquinhos viviam tranquilamente em suas próprias casas, até o dia em que o Lobo  Mau apareceu. 
Observe as figuras. Conheça a história numa versão bem resumida...


 OS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.
O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronto e ele foi dormir.
Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse:
-          Abra esta porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!
O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa.  O porquinho fugiu correndo.
O segundo porquinho fez sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir.
Outra vez veio o lobo:
-          Porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar a sua casa.
O porquinho não abriu, então o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”
O terceiro porquinho construiu a sua casa de tijolos. Para lá foram os seus irmãos e o lobo também.
Mas desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.
Resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo.
O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes morando na casinha de tijolos.

Os Três Porquinhos com medo do Lobo Mau 
 O primeiro porquinho, de nome Cícero,  construiu  sua casa com palha de madeira. 
A cabana logo ficou pronta e Cícero  foi dormir.
O lobo soprou e derrubou a casa.  O porquinho fugiu correndo.
O segundo porquinho, de nome Heitor,  fez sua casa com madeira. 
O lobo  queria saber: “Onde se meteu esse porquinho?”, 
mas não encontrou Heitor.
O terceiro porquinho, de nome Prático,  construiu a sua casa  bem estruturada, de tijolo e cimento. 
Os dois irmãos foram morar na casa de Prático porquê era mais segura. 
O lobo  então, decidiu  entrar na casa   descendo pela chaminé, mas a lareira estava acesa.
O lobo então fugiu assustado, foi embora e nunca mais voltou. 
Os Três Porquinhos ficaram muito felizes morando na casinha de tijolos, e viveram felizes para sempre. 

Que lições podemos tirar da historinha ?  

Podemos tirar da história  algumas lições muito importantes: o primeiro porquinho, Cícero, com sua cabana de palha, representa a vida  fácil, frágil  e a  preguiça. Quando a casa de palha do porquinho é destruída, ele busca abrigo na casa de madeira de seu irmão Heitor, que também é destruída pelo lobo. Os dois porquinhos buscam refúgio na casa de Prático, que  é firme, feita de tijolos e cimento, à  prova de lobos maus, um  refúgio seguro, feito com paciência, muito capricho e sacrifício. 
Reflita: Como você executa suas tarefas escolares ? Com paciência, bem feitas, ou de qualquer jeito, para ir brincar?

Sugestões de estratégias para o  trabalho  em sala de aula:
  • Abertura das atividades  com uma acolhida festiva  para os alunos,   ao som da música "Quem Tem Medo do Lobo Mau" e máscaras de porquinhos para cada um; 
  • Distribuir cópias individuais da letra da música e do texto da fábula; 
  • Trabalhar com a leitura dramatizada;
  • Oficinas de artes reproduzindo o cenário da história. 
  • Representação teatral; Escrever e enviar convite para as outras turmas da escola  assistirem a encenação.
  • Busca de informações no texto (encontrar a palavra lobo,  por exemplo);
  • Observação das figuras. Relacionar  o tempo gasto na construção das casas,  o material utilizado e sua resistência; 
  • Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa;
  • Trabalhar o vocabulário e situação problema;
  • Confeccionar um livro com as fábulas e contos trabalhados; 
  • Observar a grafia correta das palavras e frases durante a confecção do livro.  
   Atividades

1. Você gostou da historinha ? Qual o título ?  Qual o gênero literário ?
2. Pesquise as características dos gêneros literários: fábula e conto. Quais características você identificou  na fábula aqui apresentada
Veja no link abaixo informações sobre fábulas. 


Biografias de Jean de La Fontaine e Esopo. As Fábulas a lebre e a tartaruga. O leão e o mosquito. O caranguejo e sua mãe. Interpretação de texto


3. Você gostou da música? Copie a letra da musica. Atente para a grafia correta  das palavras.
4. Cite  os  animais  que aparecem na historinha e os nomes próprios  que  lhes foram dados. 
5. Você tem algum animal de estimação? Qual o nome do seu animalzinho?  É um nome próprio ou um nome comum
Vídeo-aula com a  música "Quem Tem Medo do Lobo Mau"
Letra da música "Quem Tem Medo do Lobo Mau"

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...

Eu sou lobo...mas não sou lobo mau.
Eu sou lobo bonzinho e amiguinho, e vou ajudar vocês a cantar.
Então,  depois da introdução dos porquinhos, vocês entram,  tá
?

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Fonte: http://musicasinfantilparacriancas.blogspot.com.br/2011/11/lobo-mau.html

Acompanhe os episódios anteriores, da série clássicos da literatura infantil, onde apresentamos três dos mais conhecidos contos.


Clássicos da Literatura Infantil 3ª Parte: Pinóquio.Conheça Collodi, a Cidade de Pinocchio. Biografia do Autor Carlo Collodi. Atividades

Clássicos da Literatura Infantil 2ª Parte: Conto de Fadas A Bela Adormecida. Biografia dos Irmãos Grimm. Atividades


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.