sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Clássicos da Literatura Infantil 2ª Parte: Conto de Fadas A Bela Adormecida. Biografia dos Irmãos Grimm. Atividades




A Bela Adormecida é um clássico conto de fadas que  relata   a história de  uma princesa, o personagem principal,   que é enfeitiçada para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo de  amor verdadeiro. 

Esse conto de fadas é muito antigo, publicado pela primeira vez em  1634 (1ª. metade do século VXII), na versão escrita pelo escritor italiano Giambattiste  Basíle, no seu *Pentamerone, intitulado: " O Sol, A Lua e  Talia".  

A segunda versão  foi publicada   pelo escritor francês Charles Perrault, em 
1697 (final do século XVII), no livro Contos da Mãe Ganso, sob o título de A Bela Adormecida no Bosque.

A versão mais conhecidamais aceita e divulgada, com mais de  200 anos de popularidade desse famoso conto,  é a dos Irmãos Grimm, publicada em 1812 (início do  século XIX),  na obra Contos de Grimm, com  o título A Bela Adormecida (Dornröschen, título  no  idioma original, o  alemão).

O conto foi adaptado para o balé em 1890, por Tchaikovsky, que se  inspirou  na versão do  século XVII, do  escritor francês   Charles Perrault.  Em 1959 foi levada  para o  cinema por Walt Disney, com o título em inglês   Sleeping Beauty  (A Bela Adormecida).  

É   um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, adaptado  das  versões  de Charles Perrault, e do balé de  Tchaikovsky.  Em 2012 foi lançada  uma nova produção do conto intitulada  Maleficent, desta vez revelando a perspectiva da bruxa má, Malévola.

O palácio Real 
Os nomes da personagem protagonista do famoso conto  variam:  Talia,   "A Bela Adormecida" , A  Princesa.  Em  cada versão  ela  tem um nome diferente: em Sol, Lua e Talia, ela tem o nome de Talia, cuja derivação provém da palavra grega Thaleia, que significa "o florescimento". 

No idioma original, o alemão,   é chamada tal como no título -  Dornröschen (Dorn = espinho;  röschen  =  florzinha,diminutivo de flor).   Algumas versões do conto traduzem o nome da princesa para Rosa do Espinheiro, Flor do Espinheiro ou Rosa de Urze, já que originalmente o reino no qual a princesa dorme é cercado por um extenso espinheiro.  

Perrault, por sua vez, não lhe deu nome, sendo   chamada, simplesmente,  "A Princesa", enquanto Aurora é o nome da sua filha.  No entanto, Tchaikovsky 
transferiu o nome da filha para a mãe, sendo  Aurora o nome da princesa no filme da Disney. Por fim, os Irmãos Grimm referem-se à princesa como A Bela Adormecida.

* Pentamerone = um livro chamado Pentamerone ou o conto dos contos,
escrito pelo escritor italiano Giambattiste Basile, que reuniu contos já existentes na cultura popular. Esse livro reúne 50 contos de fadas escritos de forma diferente das atuais,   entre eles Cinderela e A Bela Adormecida. 

Sinopse da história

Era uma vez um rei e uma rainha que queriam ter um filho, sem sucesso. Um dia a rainha estava se banhando e apareceu um sapo que lhe disse: "seu desejo será realizado, você dará à luz uma menina". Nasceu uma menina muito  formosa, e o rei preparou uma grande festa de batizado.  

Floresta de urzes

Havia treze fadas em seu reino, mas como ele só possuía doze pratos de ouro, nos quais elas poderiam comer, uma delas teria de ficar em casa. 


A festa foi celebrada e as fadas-madrinhas  presentearam a criança com dotes mágicos: a beleza, o talento musical, a inteligência,  a virtude, entre outras bênçãos apreciadas.  

Quando onze já tinham falado, entrou de repente a décima terceira, que não foi convidada, e para se vingar, jogou uma maldição sobre a princesa,  cujo resultado seria a morte pelo picar do dedo num fuso quando a princesa completasse 16 anos. 

Porém, restava o presente da 12ª fada. Assim sendo, esta suavizou a morte, transformando a  maldição da fada malvada num sono profundo,  até o dia em que seria despertada por um beijo de um amor verdadeiro.  Cresceu uma floresta de urzes em torno do castelo, onde  muitos príncipes morreram em em busca da Bela Adormecida. 

Conheça a história numa versão resumida...


A BELA ADORMECIDA

O príncipe desperta a princesa adormecida
Quando a princesa Aurora nasceu, o rei e a rainha fizeram uma festa para o seu batizado e convidaram todas as fadas do reino. Cada fada presenteou a princesa com um dom: beleza, bondade, alegria, inteligência e amor.

De repente, apareceu a bruxa Malévola, furiosa por não ter sido convidada para a festa. Disse para a rainha:
― Quando a princesa completar quinze anos espetará o dedo no fuso de uma roca e morrerá!
A fada Flora que ainda não havia dado seu presente conseguiu modificar o feitiço dizendo:
― A princesa não morrerá, dormirá um sono profundo até que o beijo de um príncipe a desperte.

O rei ordenou que todas as rocas do reino fossem destruídas. E pediu que as fadas protegessem a princesa.

A princesa crescia feliz, cada vez mais bela e amorosa.
A princesa e a fada Malévola
No dia do seu aniversário de 15 anos ela resolveu dar um passeio sozinha. Andando pelo palácio, encontrou uma escada que levava para uma velha torre. 
Subiu e lá encontrou uma roca. Aproximou-se curiosa e ao tocá-la, espetou seu dedo no fuso da roca e caiu num sono profundo. No mesmo instante todos no castelo adormeceram.

Com o tempo uma imensa floresta cresceu ao redor do castelo. Muitos anos depois, um príncipe de um país vizinho que ouvira falar da história da Bela adormecida resolveu  encontrar o castelo.

Corajoso, o príncipe atravessou a floresta e achou o castelo. Entrou, e espantado viu que todos dormiam, até os animais. Subiu a escada da torre e encontrou a princesa.

Em uma cama de ouro dormia a mais linda jovem que ele  já tinha visto. O príncipe ficou apaixonado,  aproximando-se dela, e a  beijou. No mesmo instante, a princesa Aurora despertou e com ela todo o reino.
Poucos dias depois, a princesa Aurora e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre.

Biografia dos Irmãos Grimm


Os irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) conhecidos simplesmente por  Irmãos Grimm, foram dois escritores alemães estudiosos de literatura, filologia,  autores das mais célebres e clássicas histórias para crianças em todos os tempos, que se dedicaram ao registro de diversas fábulas infantis,  com as quais conseguiram grande notoriedade. 

Além disso, os dois contribuíram de maneira significativa para a língua alemã, com um dicionário – O grande Dicionário Alemão, ou  Deutsches Wörtebuch – e alguns estudos de linguística e folclore.

 Nascidos em Hanau, os dois  irmãos decidiram se dedicar aos estudos de história e linguística por meio de diversas narrativas, lendas ou sagas germânicas conservadas pela tradição oral, que foram recolhidas diretamente da memória popular. 
Esses contos foram recolhidos ao longo de diversos anos, começando em 1806.  Ambos estudaram em Marburgo e, de 1808 a 1829, trabalharam em Kassel. Os dois irmãos foram professores na Universidade de Göttingen e se destacaram  como escritores de literatura infantil.  

Algumas das obras mais famosas dos irmãos Grimm são:  Branca de Neve, Rapunzel, Cinderela, A Bela Adormecida, Hansel e Gretel (traduzidos para João e Maria), entre outras.

Atividades

I - O conto que você acabou de ler  tem várias versões, sendo uma a mais conhecida e popular.  Qual o nome da história? Quem são os seus autores?  Qual a personagem  protagonista da história?

II - Os contos costumam  terminar com uma expressão característica. Escolha a correta:
a)  ( ) Era uma vez…                    b) ( ) Isso foi há muito tempo... 
c) ( ) E foram felizes para sempre.

III -  Uma fada má enfeitiçou a princesa que dormiu um sono profundo e muito longo. Por quê?   Quem a acordou e como? Que idade ela tinha ?

IV - Onde viveu a princesa durante o tempo em que ficou longe dos pais? 

V - As fadas-madrinhas levaram muitos presentes para a princesa. Quais estão citados no texto? Em que ocasião as fadas levaram os presentes?

Acompanhe os episódios anteriores, da série clássicos da literatura infantil, onde apresentamos três dos mais conhecidos. 

Clássicos da Literatura Infantil. 1ª Parte: A Fábula Os Três Porquinhos. Estratégias de Estudo e Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/02/classicos-da-literatura-infantil-1.html

Clássicos da Literatura Infantil 3ª Parte: Pinóquio.Conheça Collodi, a Cidade de Pinocchio. Biografia do Autor Carlo Collodi. Atividades


Referências
 http://volobuef.tripod.com/tr_dornroeschen.htm
Todas as imagens são do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.