terça-feira, 8 de março de 2016

O Que é Pronome? Pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Atividades


Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um  substantivo, relacionando-o  à  pessoa do discurso.  
Ex: O gato não está aqui. Ele fugiu.

Substituindo ou acompanhando o substantivo, o pronome indica a pessoa do discurso (pessoa gramatical).  

Maria é forte. Ela  gosta de banana.  Seus ossos são muito fortes.  
                 
Há seis tipos de pronomes.  Hoje iremos conhecer quatro. Acompanhe:

1. Pronomes pessoais: Eu sou inteligente. Nós somos inteligentes;

2. Pronomes Pessoais de Tratamento: Você é meu amigo.

O Senhor e a Senhora são bons  médicos.   Vossa Majestade é uma boa rainha.

3. Pronomes possessivos (indicam posse): Meu lápis é preto. Teu lápis é verde.

4) Pronomes demonstrativos: este livro é meu;  Esta bola é tua.

Os Pronomes Pessoais substituem os substantivos, indicando as pessoas  do discurso. São eles: a) pronomes pessoais retos; b) pronomes pessoais oblíquos;  
c) pronomes pessoais de tratamento.

As Pessoas do discurso (pessoas gramaticais) são três:



1ª. Pessoa: eu         
  A pessoa que fala
 Eu estudo muito

2ª. Pessoa: tu          
A pessoa com quem se fala
Tu  estudas pouco

3ª. Pessoa: ele/ela   

A pessoa de quem se fala
Ele não estuda nada.
Ela só brinca

Os pronomes pessoais são: a) pronomes pessoais retos;  b) pronomes pessoais oblíquos;  c) pronomes pessoais de tratamento.

Hoje estudaremos os pronomes pessoais retos e os pronomes pessoais oblíquos. 

PRONOMES PESSOAIS RETOS
Pessoas do discurso
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS
Pessoas do discurso

Singular
Plural
Singular
Plural
1ª. Pessoa
Eu
Nós
Me, mim, comigo.
Nos, conosco
2ª. Pessoa
Tu
Vós
     Te, ti,  contigo
Vos, convosco

3ª. Pessoa

Ele /Ela

Eles/ Elas
Se, si, consigo,
      o, a, lhe                .
Se, si, consigo, os, as, lhes.

Atividades
1.Observe o quadro abaixo. Vamos conjugar o Presente do Indicativo do verbo estudar para fazer o que se pede:
 a) Circule os pronomes pessoais  retos; b) escreva frases usando cada um dos pronomes no singular e no plural com as três pessoas do discurso.

Singular
Plural
1ª. Pessoa
Eu estudo
Nós estudamos
2ª. Pessoa
Tu estudas
Vós estudais
3ª. Pessoa
Ele estuda / Ela estuda
Eles estudam

2. Mostre que você entendeu tudo.  Siga os exemplos para escrever frases com os pronomes pessoais retos e oblíquos, nos espaços em branco do quadro: 

Eu me esqueci de estudar   
Nós  nos esquecemos
Fale comigo
Estude conosco
Conte-lhes tudo













3.Leia as frases abaixo. Circule o pronome pessoal e escreva   no espaço indicado:
  
Eu sou estudante      

Nós somos estudantes 

Ela é baiana


4-Substitua os nomes  das pessoas por pronomes pessoais retos. Siga os exemplos:

Eu ofereço flores a Carol.   Eu ofereço flores a ela 
                           
Nós oferecemos suco de jaca a João  Nós  oferecemos suco  de jaca a _____

5- Substitua o substantivo grifado pelo pronome oblíquo correspondente, como no exemplo:
Vamos conquistar o  mundo.    Sim, vamos conquistá-lo.   

Convém esquecer as mágoas.  Concordo com você. Vamos  esquecê - __.  

Referência
Paschoalin, Maria Aparecida. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: FTD, 1989                               
Todas as imagens são do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.