quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como as Redes Sociais Repercutem as Cenas do Cotidiano: a greve dos professores da rede pública estadual da Bahia e a Festa do 2 de Julho de 2012 na Internet

A atual  Sociedade da Era Informacional é a mais perfeita tradução  do conceito de “aldeia global”, criado pelo  filósofo e educador canadense   Herbert Marshall  McLuhan (1911-1980).
Estar  conectado/desconectado são conceitos que traduzem o estilo de vida  
na  “aldeia global” em que vivemos e  a forma como nos  relacionamos na atual sociedade da era Digital/do conhecimento/da  informação. O progresso tecnológico transformou o planeta numa pequena aldeia, rompendo com as concepções  de tempo e espaço  e interligando seus habitantes como num  pequeno povoado ou aldeia, por meio de um fenômeno chamado redes sociais.  A aldeia global de McLuhan, além de traduzir esse modo de vida,  trouxe para a educação um novo enfoque baseado em suas teorias da comunicação, o que nos autoriza a dizer que todo bom professor é um excelente comunicador. Sem que ainda tivéssemos a www. ( world wide web - a rede mundial de computadores), o Mestre profetizou:
 "Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro".
A frase parecia ter saído  de um livro de ficção. Foi chamado de sonhador ,  louco... Mas as imagens que apresentamos neste texto não desmentem  o Mestre da Comunicação. Professores, estudantes, jornalistas, formadores de opiniões, políticos... O povo. Estes são os personagens, autores e coautores de relatos  históricos da mais longa greve  da história dos  trabalhadores  em educação da Bahia, que traduzem a profecia do Mestre. Num fato inédito,  reescreveram a história da comunicação social na Era das Tecnologias Digitais, ao longo da greve,  apropriando-se do polo de emissão. Incontáveis sites da mídia independente e da própria Mass Midia (meios de comunicação de massa),vídeos do YouTube, listas de discussões (e-mails), fóruns,  blogs, sites de relacionamentos, como o Facebook, Orkut, MSN, Twitter, Myspace... Todos comentam sobre a histórica greve na rede estadual e a irresponsabilidade das autoridades em deixar mais de um milhão de crianças e jovens sem aula no nosso estado, como pode ser constatado nos links abaixo. O fato  já entrou para a História da Bahia e da Educação Baiana e Brasileira. Suas consequências são  imprevisíveis para as nossas crianças e jovens. O futuro desses seres inocentes e indefesos está irremediavelmente comprometido por conta da irresponsabilidade dos dirigentes nefastos do nosso estado. Veja imagens da greve e da festa do 2 de Julho pelo Youtube.
O  site  YouTube  fundado em 2005,  permite que seus usuários coloquem  e compartilhem vídeos em formato digital para disponibilizar o conteúdo que será visto no mundo inteiro. Foi comprado em 2006 pelo Google.  A palavra YouTube   vem do inglês: you = você + tube = televisão  (na gíria).  Em outras palavras, televisão feita por você.   Veja os vídeos que postamos  aqui, como o de autoria do Professor Carlos Santana da rede estadual de ensino:
Nome do vídeo:Admirável Gado Novo 1  Tema: Repensando a Cidadania    
Publicado em 16/07/2012  por Carlos Santana          Duração: 4:48       



Você verá agora cenas que jamais serão vistas na TV aberta.  2- Imagens da Festa do 2 de julho na Bahia  (2012)       Governador da Bahia é vaiado no 2 de julhoÍcone de alerta. Veja acima e veja aqui, se prefere.      Link do vídeo   
3- Paródia de uma propaganda do governo da Bahia postada no YouTube.Traz criticas contundentes à conduta do governador  JWagner na condução da greve dos professores estaduais.  Autor: Fuleragem Politica
Clique:  Ferrou o meu ENEM   4- Agora tem o que?- Video de tres alunas comandadas por Aline Souza  (paródia com propaganda do governo)     Clique aqui
5-Resistência  na Assembleia Legislativa da Ba: Professores desrespeitados e corte de energia elétrica. 
Clique aqui                6- Vídeo.  Clique na frase abaixo e saiba o  porquê da greve.
  Esclarecimentos à Sociedade. Por quê os professores estão em greve.
7- Saiba mais sobre a greve dos professores e o desfile do 2 de Julho, lendo as informações do Jornal da 
Mídia.                Clique aqui

domingo, 15 de julho de 2012

Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

OS SEIS BIOMAS BRASILEIROS  - IBGE Lança o Mapa de Biomas do Brasil  em Comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade     (Brasília, 21 de maio de 2004)

Agora é oficial: o Brasil tem seis biomas, de acordo com mapa publicado pelo IBGE  em maio de 2004. Aquela variedade de classificações cujas nomenclaturas seguiam o entendimento de cada autor de livro, foi normatizada  oficialmente. Agora professores e estudantes  sentem-se mais seguros na hora de pesquisar o assunto. Entretanto é bom lembrar que só os livros publicados depois de maio de 2004 trazem essa nova classificação , que ficou assim:
1- Bioma Caatinga – do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca. Cobre todos os estados da Região  Nordeste  (mas apenas 1% do Maranhão, no entanto,   100% do Ceará) e  parte do norte de Minas Gerais , na Região  Sudeste.
Vídeo que recomendamos (10 minutos):  Veja a realidade da caatinga, bioma que já teve 40% da área devastada Clique nesta frase
    
Foto: Fauna (animais)  da mata atlântica

2- Bioma Mata Atlântica:  bioma da costa brasileira, que se estende do litoral do  Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul,  alargando-se de forma significativa para o interior em  Minas  Gerais e São  Paulo. Era o mais rico  do Brasil em biodiversidade. Hoje é o mais devastado, restando apenas  7% de sua cobertura vegetal.
Vídeo (4 minutos) - Biomas do Brasil: a Mata Atlântica

2- Bioma Pantanal: corta a região centro-oeste. Estende-se pelo Brasil, Bolívia e Paraguai, nossos vizinhos da América do Sul, mas  70% de sua área está   nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil.
Foto: flor do serrado
4- Bioma Cerrado: é o segundo bioma mais extenso do Brasil e  domina a  Região Centro-Oeste. Ocupa a totalidade do Distrito Federal (Brasília),   mais da metade dos estados de Goiás (97%), o Maranhão na Região Nordeste (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais na Região Sudeste  (57%) e Tocantins  na região norte (91%), além de porções de outros seis estados.
Vídeo - Biomas: as belezas e os problemas do cerrado clique aqui

5Bioma Pampa ou Campos do Sul ou Campos SulinosRegião Sul do Brasil - Os Campos da região Sul do Brasil são  chamados de “pampa”, termo de origem indígena, que significa  “região plana”.   No Brasil o Pampa só  cobre  o Rio Grande do Sul, ocupando 63% do seu território. Cobre Argentina e Uruguai, nossos vizinhos na América do Sul.

Vídeo que recomendamos - Biomas do Brasil: as belezas e os problemas da caatinga. Clique aqui

Foto: Flora (plantas) da  Amazônia: a vitória régia, uma  planta aquática

6-  Bioma Amazônia - Região Norte: a floresta amazônica é um ecossistema autossustentável, que se mantém com seus próprios nutrientes em um ciclo permanente.    Abriga a maior diversidade biológica do planeta e escoa 20% de toda água doce da Terra. Cobre todos os estados da Região Norte   e mais da metade do Mato Grosso (54%) na região centro-oeste e Maranhão (34%) na região nordeste. Além do Brasil, inclui terras de nossos vizinhos  na América do Sul: as Guianas, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, pequena porção da Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, que formam a Amazônia Internacional...  Leia a informação completa clicando no link abaixo:   
 BIOMAS DO BRASIL (clique no link em azul)

Saiba mais sobre a fauna (animais) da Amazônia. Conheça 10 criaturas bizarras da floresta amazônica. Clique aqui
Para  ampliar esse estudo assista  ao vídeo Fractais: a geometria da natureza,  que nos apresenta  uma ciência nova: a Geometria da Natureza ou Geometria dos Fractais, do Professor da rede pública estadual, Adelmo Brito. Que relação você estabelece entre as imagens ali vistas e o nosso ecossistema ? 
Clique aqui   
 Amplie seus conhecimentos. Assista ao  vídeo   La Flor de la Vida: La geometria sagrada egipcia (a flor da vida: a geometria sagrada egípcia)
 (está em espanhol)    Clique aqui

Conheça A Primeira Usina de Ondas do Brasil, que Funciona no Ceará. Fontes de Energias Limpas, Renováveis, Inteligentes