sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Zona rural e zona urbana. Meios de transportes e Meios de Comunicação. Atividades

Apartamentos e casas na zona urbana


Qual  a diferença entre zona urbana e zona rural?

Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo.

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

     
Zona Rural  - o que é

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. Na zona rural as pessoas moram em casas situadas em  sítios, chácaras, fazendas etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras, havendo espaço entre elas. 
 
Casa na zona rural 
A maioria das pessoas que vive na zona rural trabalha  cuidando da plantação   e criação de  animais.  

Aquelas que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores ou camponeses. 

Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas, ou seja, se dedicam à  pecuária.

Casal plantando alimentos na zona rural



Zona Urbana - o que é 


Na zona urbana, também chamada cidade, as  pessoas moram em casas ou apartamentos muito próximos uns dos outros. 
Diversão variada, serviços de água e esgoto tratados, transporte coletivo,  rede de bancos e um comércio muito variado e movimentado, são comuns nas cidades.

Nas cidades  ou zona urbana, as pessoas se distraem indo a cinemas, teatro, zoológico, parques etc.  No campo, onde a vida é mais simples e não existe muitas escolhas para diversão,  as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes etc. Tanto na cidade como no campo as pessoas podem se distrair  lendo bons  livros, fazendo passeios a pé, conversando.

Um Conjunto de  Bairros  Forma a Zona Urbana ou Cidades 

Bairro  Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Nas cidades vivem muitas pessoas, por isto são divididas em bairros. O bairro é uma parte da cidade. O conjunto dos bairros forma a cidade ou zona urbana. 

Várias cidades juntas formam um estado ou província. Os estados brasileiros, suas cidades e suas populações formam o   Brasil, nosso país. 

Os bairros são diferentes. Cada um tem um nome e cada uma de suas casas têm um  número para facilitar sua localização, entrega de cartas  e encomendas pelos correios e lojas. 

De acordo com a lei, os bairros devem ter água tratada e encanada, rede de esgoto, luz e asfalto. Este conjunto de serviços é chamado de  saneamento básico. Mas isso não ocorre em muitos lugares. Por isto é importante que os moradores tenham a sua associação para lutar por seus direitos. 
  
Vamos praticar ?  Você mora na zona urbana ou na zona rural ? Qual o nome do seu bairro ? Escreva seu endereço completo:  nome da rua, o número da sua casa, o bairro, a cidade, o estado.  

Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo:


Diferenças entre cidade e município, zona rural e zona urbana. Bairro, Subúrbio e Centro da Cidade. Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/05/diferencas-entre-cidade-e-municipio.html

Meios de Transportes 

Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.Existem quatro modalidades de transporte:  1)  terrestre; 2) aquático ou  aquaviário, 3) aéreo 4)  dutoviário. 


I. O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.

II. O transporte aquaviário  ou aquático  ou transporte marítimo é feito  pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, barcos, navios, etc.  O navio  é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes. 

III.  O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte.  Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

IV. A outra modalidade de transporte é o dutoviário, realizado em tubos ou dutos que transportam substâncias gasosas (gasodutos), líquidas (oleodutos) ou sólidas (minerodutos). 

O Brasil, juntamente com a Bolívia, possui um gasoduto responsável pelo transporte de gás natural da Bolívia (fonte produtora) para alguns estados brasileiros (consumidores).
Adaptação do texto de  Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids 

Fonte: http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm 
Praticando: 1. Observe  as imagens que mostram vários meios de transportes usados por diferentes pessoas, em diferentes partes do mundo, em diferentes épocas. Escreva no seu caderno os que você conhece.  Depois faça um círculo naqueles que você já utilizou.   Escreva um texto falando sobre os meios de transportes que você nunca utilizou, mas que gostaria. 
2. Leia o poema abaixo, intitulado a bicicleta, de autoria de Sandra Lopes. Você tem uma bicicleta? qual a cor ? Você gosta dela ? Conte-nos  uma historinha que você tenha vivido com sua bicicleta. Escreva no caderno. 

Poema  A Bicicleta


Minha bicicleta  é  vermelha,
Da cor do morango,
Da cor  do  perigo.

Quem quiser  emoção,
Pule na  garupa,
Venha comigo!

Minha bicicleta  combina
Com meus  joelhos  ralados,
Com meu  rosto  suado.

Pedalo a  toda  velocidade, 
Ladeira abaixo,  meu  avião!
Ladeira acima,  que  caminhão!
Autora: Sandra Lopes



Meios de Comunicação Antigos e Atuais 

Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo  para o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas de se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos  etc.


Eles sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo essenciais para a difusão das informações (jornais, revistas, televisão, rádio, etc.) e para as atividades econômicas.

Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. 

Em seguida, outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e  a Internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.

A Internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. 


Adaptado do texto de  Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Equipe Escola Kids 

Imagens de meios antigos e atuais de comunicação

Telégrafo,  rádio, carta, telefone público (orelhão), 
telefone sem fio, pombo correio. 


                                              rádio antigo 
computador, celulares
Praticando

1. Observe as imagens com os meios de transportes antigos e atuais. 
Escreva um pequeno texto sobre o tema. Boa sorte ! 

2. Entrevista 
    

 Aluno                                                                    Turma                                                                                

 Entrevista        Tema – Meu Município                         Data   

Entreviste três moradores do seu município e faca uma enquete sobre o grau de satisfação deles com os serviços públicos prestados no município onde vivem.
Preencha a tabela com a resposta correspondente ao grau de satisfação do entrevistado. Faça um gráfico demonstrando essas opiniões.
    Pergunte se estão:
            a) Satisfeitos (Sat);    b) Pouco Satisfeitos (Pouco Sat);  
            c)  Insatisfeitos (Insat).
Serviços públicos
Ofertados  
Entrevistado 1
Entrevistado 2
Entrevistado 3

Sat
Pouco
Sat
Insat

Sat
Pouco
 Sat
Insat
Sat
Pouco
Sat
Insat
Água tratada









Rede de esgoto









Coleta de lixo









Iluminação pública









Postos de saúde









Escolas públicas









Creches Públicas









Segurança










Calçamento










Praças Públicas  









Lazer e Cultura









Transporte Coletivo









Metrô









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.