domingo, 23 de fevereiro de 2014

Clássicos da Literatura Infantil 3ª Parte: Pinóquio.Conheça Collodi, a Cidade de Pinocchio. Biografia do Autor Carlo Collodi. Atividades


Carlo Collodi escreveu em 1882 um livro chamado “As Aventuras de Pinóquio”, onde conta a história de um velho Mestre Carpinteiro que construiu um boneco de madeira,  trabalhado à mão. Na  história simples, com considerações de ordem moral e da evolução da pessoa, Pinóquio  vai  se desprendendo de seus muitos defeitos até se tornar um verdadeiro ser humano - um menino. O  boneco de madeira saiu da mente criativa do escritor italiano Carlo Collodi.  Sua trama infantil  é o veículo através do qual Collodi   transmite  uma mensagem profundamente espiritual e de  crescimento pessoal. 
Os professore poderão desenvolver diversas atividades, com este recurso de aprendizagem,  como veremos adiante. 
Pinóquio e o carpinteiro Gepeto
Sinopse: Pinóquio (Le  Avventure di Pinocchio, título no original italiano). Gênero:  Romance infanto- juvenil, da literatura clássica internacional.  
Era uma vez um velho carpinteiro chamado Gepeto que se deparou com um pedaço de madeira. Quando foi lascá-lo para fazer o pé de uma mesa, o pedaço de pau gritou: "Não me bata com tanta força!". O carpinteiro,  um homem pobre  que fazia brinquedos de madeira em sua oficina, teve a ideia de  esculpir uma marionete que se tornaria um dos bonecos mais conhecidos do mundo: Pinóquio. Ele podia falar, rir, chorar, dançar, fazer piruetas e até travessuras, como qualquer criança. Em 1940, a Walt Disney imortalizou esse clássico da literatura infantil com um  filme em desenho animado, contando a história do boneco de madeira de pino, que uma Fada Azul transformou em menino.  Numa noite estrelada, uma Fada Azul dá vida ao boneco. Apesar dos avisos de seu  amigo Grilo Falante, Pinóquio se envolve em muitas  confusões,  até que precisa salvar Gepeto, preso dentro da barriga de uma baleia. Vamos conhecer a historia numa versão resumida:

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO


Pinóquio e seu amigo,
o Grilo Falante
Certa vez um velho carpinteiro chamado Gepeto fez um boneco de madeira. Deu-lhe o nome de Pinóquio. De repente o boneco criou vida. Gepeto ficou muito feliz, agora tinha um filho.
Gepeto queria fazer de Pinóquio um menino educado. Colocou-o na escola. Mas Pinóquio fugiu e foi divertir-se no teatro de bonecos.
O dono do teatro queria ficar com Pinóquio, mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir.
Na volta para casa encontrou dois ladrões. Apesar dos conselhos do Grilo Falante, seguiu com eles e foi roubado. Pinóquio triste resolveu voltar para casa e obedecer Gepeto.
No caminho, um passarinho avisou que Gepeto foi procurá-lo no mar. Ele ia ao encontro de Gepeto quando viu umas crianças que se dirigiam ao país da alegria. Pinóquio foi com eles.
Estava brincando quando percebeu que estava se transformando em burro.
 Chorou arrependido. Uma fada apareceu e desfez o encanto. Mas avisou:
- Toda vez que mentir, seu nariz vai crescer!
Chegando no mar, Pinóquio e o Grilo Falante foram procurar Gepeto. Apareceu uma baleia e os engoliu. Lá dentro encontram Gepeto. Quando a baleia abriu a boca de novo, eles fugiram.
Chegando em casa, a fada recompensou a coragem de Pinóquio, transformando-o num menino. Pinóquio e Gepeto voltaram para casa e  foram muito felizes.
 O carpinteiro Gespeto  trabalhando duro na montagem do Pinóquio.
A Fada Azul dá uma grande  lição de moral a Pinóquio: "toda vez que você mentir, seu nariz irá crescer", disse ela. 
Pinóquio com o seu melhor amigo: o Grilo Falante, que o salva de confusões
Exposição de Bonecos-Pinóquios na cidade de Collodi, Região da  Toscana, Itália
Que país é este, representado no mapa, cujo formato 
lembra uma bota:  a) Brasil.....     b) Itália .....
Observe o Mapa Político da Europa. Localize a Itália, país onde nasceu Pinóquio,  desenhando um círculo amarelo

Sugestões de Estratégias e Recursos para um trabalho em sala de  Aula

Abertura:  sugerimos a  exibição do  filme "Pinóquio, Disney 1940"  através de DVD ou Vídeo do Youtube, na Sala de Aula ou de Informática,  utilizando  Data Show e Notebook. Link do vídeo de 3 min : http://www.youtube.com/watch?v=tYmv-ZIDBOg#t=94
- Aulas expositivas participativas.
- Leitura e interpretação  da história, dando ênfase a valores como: verdade, mentira, obediência, desobediência, preguiça, coragem;               
- Produções coletivas e individuais de textos; 
- Trabalhar as cores e as figuras geométricas; 
- Desenhos  e modelagens do boneco para exposição num painel montado na sala de aula;   Comparar  textos com diferentes versões de Pinóquio; 
 - Desenvolver atividades envolvendo gramática, ortografia, acentuação e frases.
Material necessário:cópias individuais com versões diferentes da história de Pinóquio - uma original e outras duas adaptações; 
DVD ou vídeo da história; Internet e computadores; papel ofício, cartolina, pauzinhos de picolé; massa de modelagem;  lápis de cor  etc. 

Conheça
  Collodi, a cidade de Pinocchio

Perto de Pescia está Collodi, na província de Pistoia. É chamada a cidade de Pinocchio, já que seu criador, Carlo Collodi,  morava nesse vilarejo, e sua mãe era dessa região.  É um borgo medieval documentado desde o final do século 12. Na cidade,  a atração é o parque dedicado a Pinocchio, chamado Villagio di Pinocchio. O caminho do parque  segue os eventos narrados no livro, com todos os seus personagens.
Péscia é conhecida em toda Itália como a capital italiana das flores, que são exportadas secas e frescas.  O  Mercato dei Fiori (mercado das flores) dá  um belo  colorido.  Além do mercado  tem o Duomo di Santa Maria Assunta; a Igreja de San Francesco; a Igreja de San Antonio; Palazzi de Pescia, que é composto pelos palácios Cecchi, Cardini, Galeotti, Podesta e o palácio comunal.
Péscia é uma cidadezinha de muitas belezas medievais, situada na região da Toscana, Itália, país situado no sul da Europa. Divide- em duas áreas urbanas pelo rio Pescia: à leste a cidade cresceu ao redor da Catedral, a Paróquia de Santa Maria, de forma circular. À oeste, o núcleo urbano tem a forma longitudinal originário da Câmara Municipal e da atual Piazza Mazzini. Por causa dessa separação a cidade ficou dividida entre o lado religioso e o lado civil, separadas por  uma ponte que liga as duas partes da cidade.
Você gostaria de conhecer a cidade de Pinóquio ? Por quê ?

 Biografia de Carlo Collodi,  Autor  da Historinha Pinóquio


Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, foi um jornalista e escritor italiano do século XIX, famoso por haver criado o Pinóquio.  Nasceu em Florença, Itália, em 24 de Novembro de 1826, onde morreu em 26 de Outubro de 1890. Foi voluntário na Guerra de independência italiana entre 1848 e 1860.  Em 1856, adotou o pseudônimo de "Carlo Collodi", nome do vilarejo toscano onde nascera sua mãe. Escreveu  romances e peças de teatro.  Traduzia contos populares, como os de Charles Perrault.  Completados os estudos no seminário, começou a dedicar-se à literatura infantil  em 1875. Ficou  famoso por haver criado  As Aventuras de Pinóquio.
Em 1881 inicia a publicação do "Giornale per i bambini" (Jornal para as crianças) - primeiro periódico italiano voltado para o público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publica originalmente a "Storia di un burattino" (História de um Boneco) - primeiro título das Aventuras de Pinóquio.  Portanto, a sua obra-prima, As Aventuras de Pinóquio, foi inicialmente publicada em episódios no Giornale per i Bambini, surgindo em livro em 1883. Pinóquio é, sem dúvida, a criatura que engoliu o criador: o mais famoso personagem da literatura infantil, conhecido em todo o planeta, poucos são os que efetivamente identificam  Collodi como seu autor.
Pratique: Você acabou de ler a  Biografia de ....     Seu apelido era ..... Ele nasceu em .....Nome da sua obra prima .....
                 
   Atividades com a História de Pinóquio
I - Português
Você conhece  o ditado:  "A mentira tem pernas curtas?" O que isto quer dizer? É muito importante  falar  a verdade, sempre. Você concorda? Imagine o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse.
2. Identifique as figuras geométricas do boneco. Observe as imagens que ilustram este post. Crie uma história tendo como personagens as formas geométricas, dando  ênfase a valores como: verdade, mentira, obediência, desobediência, preguiça, coragem. 
3. Da palavra PINÓQUIO, crie um acróstico;

II-Matemática                      
1. Observe o desenho do boneco. Identifique   as formas geométricas usadas para montá-lo (triângulo, retângulo, quadrado, círculo).   
2. Conte   e escreva as  quantidades de cada forma geométrica identificada. Depois pinte cada uma  com uma  cor diferente. Total de triângulos encontrados... 
     a)   Triângulos  .....;  b) Círculos.....;    c) Quadrados.....; 
     d) Retângulos....         
      3. Quantas peças  você precisaria usar  para montar:    a) o dobro de bonecos? _______ b) o triplo de bonecos? _____ 

III– Artes  -  Responda as questões abaixo: 
1.  Como é o boneco  Pinóquio: o que ele tem de boneco? O que tem de menino?
Em que situações cresce o seu nariz?  Qual o papel do Grilo Falante na história?
2. Agora monte o seu boneco Pinóquio, observando as  formas geométricas.Você pode usar papel ofício ou  cartolina ou massa de modelar;  ou ainda  palitinhos de picolé, para construir seu  Pinóquio de madeira. Depois coloque-o no painel da sua turma, para exposição na sala  de aula. Bom trabalho !

IV Geografia
1. Localize no mapa do Brasil  a cidade  onde você vive,  o  estado e sua  sigla. 
2)  Quem é o autor da historinha Pinóquio? Cite o nome do país, a capital e o continente de  origem do autor da historinha. Em que cidade da Itália ele nasceu e morreu ?
 V - História
O criador de Pinóquio participou ativamente da campanha de Independência e Unificação da Itália. Faça uma pesquisa sobre a Independência da Itália, no século XIX. 
VI - Ciências e Biologia  
-Através do boneco  reconheça,  nomeie e numere as partes do corpo humano;    
-identifique os órgãos dos sentidos;  
-converse com os colegas e a professora  sobre os hábitos de higiene corporal e a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde.
Partes do Corpo Humano
Você conhece os órgãos dos sentidos ? Os cinco sentidos
Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais. São eles:  audição, olfato, paladar, tato e visão. É através deles que nos relacionamos com o ambiente em que vivemos. Com os cinco sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, nos ajudando  a sobreviver e interagir com o ambiente. Conheça os cinco sentidos:
• 1. Pelo tato (as mãos) – pegamos e sentimos os objetos, sentimos  calor ou frio.
• 2 .Pela audição (ouvidos) – captamos e ouvimos sons.
• 3. Pela visão (olhos)  –  enxergamos, observamos contornos, formas, cores etc.
• 4.  Pelo olfato (nariz)  – identificamos os cheiros 
• 5. Pelo paladar (língua)  – sentimos os sabores.
Modele seu Pinóquio. Bom trabalho !

Acompanhe os episódios anteriores, da série clássicos da literatura infantil, onde apresentamos três dos mais conhecidos.

Clássicos da Literatura Infantil 2ª Parte: Conto de Fadas A Bela Adormecida. Biografia dos Irmãos Grimm. Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/02/classicos-da-literatura-infantil-2.html


Clássicos da Literatura Infantil. 1ª Parte: A Fábula Os Três Porquinhos. Estratégias de Estudo e Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/02/classicos-da-literatura-infantil-1.html


Referências
Vídeo Pinoquio Disney 1940
L& P Editores. Vida e obra de Carlo Collodi. 
Wikipédia. Biografia de Carlo Collodi
Parque do Pinóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.