sábado, 31 de maio de 2014

O Tangram na Alfabetização. Estude as Formas Geométricas, as Cores e Literatura Infantil com o Livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela. Biografia da Autora Bia Villela. Atividades

O livro "Era uma vez um gato xadrez"  escrito e ilustrado por Bia  Vilela, publicado pela Editora  Escala Educacional,  é  indicado para crianças das séries iniciais. 

Seu conteúdo interdisciplinar, apresenta as cores de forma lúdica, sempre trabalhando com rimas simples,  estimulando  a imaginação das crianças, ao ensinar de forma divertida e diferente.  

Possibilita ao professor trabalhar  com atividades envolvendo linguagem,  geometria, artes plásticas, ciências etc, lidando  com conceitos que fazem parte do dia-dia dos pequenos; trabalha a leitura e a escrita, explorando seus versos e rimas, estimulando nos alunos o pensamento crítico e sentido intuitivo de geometria.   

No final os alunos poderão  refazer a história num livrinho sanfonado, com os personagens em tangram. 


Para a maioria das nossas crianças a sala de  a sala de aula representa a única oportunidade de ler.  "O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, tendo a criança ou os pais como personagem, livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais"...
(ABRAMOVICH, Fanny)
“Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, conhecimento e valores. Se aliado à leitura a criança confeccionar os personagens (artes plásticas), representar a história (teatro) e reescrever a história (alfabetização / português), o conhecimento será ampliado e melhor assimilado”. Bia Villela.


Outras Possibilidades e Sugestões de trabalho:

Tangram (barco de vela)
Incentivo: Confeccione com a turma máscaras do gato xadrez para distribuir com a classe. Vai ser uma festa (risos).

Leia com os alunos o livrinho. Converse sobre as cores dos gatos e as rimas da história na apresentação de cada um, no formato de tangram. Fale sobre o Tangram, dizendo-lhes que se trata de um quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos.

Ensine seus alunos a fazer um tangram, lembrando-lhes que a cabeça é sempre o quadrado e os dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para montar o corpo, patas e rabo. 

No final peça-lhes que relatem o que aprenderam durante a atividade. Saiba mais sobre o tangram. Clique no link:   O Tangram e as Formas Geométricas. Aprenda a Montar o seu Tangram. Histórias e Lendas Sobre a Origem do Tangram. Conheça as Cores. Atividades.



Vamos Praticar ?  Leia com muita atenção  as frases abaixo, que aparecem nos quadrados. Entenda e interprete o que você  leu.

Era uma vez um gato  xadrez...

Era uma vez   um gato xadrez
Caiu da janela e foi só uma vez.

Era uma vez um gato azul.
Levou um susto e fugiu pro sul.

Era uma vez um gato vermelho.
Entrou no banheiro e
Fez careta no espelho.

Era uma vez um gato amarelo.
Esqueceu de comer e
Ficou meio magrelo.

Era uma vez um gato verde.
Ele era preguiçoso
E foi deitar na rede.

Era uma vez uma gato colorido.
Brincava com os amigos
E era muito divertido.

Era uma vez um gato laranja.
Ficou doente e só queria canja.

Era um vez um gato marrom.
Olhou pra gata e fez "rom rom".


Era uma vez um gato rosa.
Comeu uma sardinha deliciosa.

Era uma vez um gato preto.
Era teimoso e brincou com um espeto.

Era uma vez um gato branco.
Era tão sapeca que pulou do barranco.

Era uma vez um gato xadrez...
Quem gostou desta história que conte outra vez..
Autora:  Bia Villela
Biografia da Autora Bia Villela


Bia cursou veterinária na Universidade de São Paulo (USP), e depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver, EUA. Ela cria,  elabora os textos, as ilustrações e todo o projeto gráfico de seus livros infantis, utilizando muitas cores e inventando figuras com formas geométricas.  Eles têm um desenho (design)  que encanta crianças e adultos. São traços delicados e simples, suas formas geométricas e o colorido chamam  a atenção de todos. Conheça alguns livros de sua autoria: Era uma vez um gato xadrez;  A galinha do vizinho bota ovo amarelinho;  João e o Pé de Feijão, entre outros. 
Atividades
1. Você gostou da historinha?  Qual é o título?  Qual o nome da autora?
2. Qual o personagem principal da historinha ?
3. Você tem um gato de estimação? Caso tenha, desenhe e escreva o nome dele. Caso não tenha, desenhe o gato dos seus sonhos e dê um nome para ele.      
4. O texto conta uma historinha por meio de versos. Como é chamado esse tipo de texto:      a)Notícia...       b) Receita ....  c) Poema....
5.   Quantas rimas aparecem no texto ....   Escreva no caderno  todas  as rimas que você conseguiu identificar.
6. Escreva um texto com a biografia da autora da historinha.Bom trabalho!
7. Observe as figuras geométricas abaixo. Pinte cada uma delas utilizando cores citadas no poema. 

Amplie seus conhecimentos. Veja também: 


O Tangram e as Formas Geométricas. Aprenda a Montar o seu Tangram. Histórias e Lendas Sobre a Origem do Tangram. Conheça as Cores. Atividades


Sites pesquisados
Blog Navegar Proinfo
http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2013/04/o-gato-xadrez.html
Nova Print
Blog da Professora Lúcia

2 comentários:

  1. Muito interessante e educativo o modo de ensinar as formas, cores e rimas. Uma veterinária que utiliza os bichos para educar as crianças. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Abe !
    Parabéns por seu trabalho, também.
    Abr

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.