quarta-feira, 12 de março de 2014

O Tangram e as Formas Geométricas. Aprenda a Montar o seu Tangram. Histórias e Lendas Sobre a Origem do Tangram. Conheça as Cores. Atividades


O Tangram é um antigo quebra-cabeças chinês constituído por sete peças criadas  de um mesmo quadrado, sendo: 
5 triângulos (2 grandes, 1 médio e 2 pequenos), 
1 paralelogramo e 1 quadrado. 

Com estes simples elementos podemos  formar infinitas figuras, sempre observando duas regras básicas: 

1) todas as peças devem ser usadas
2) não é permitido sobrepor as peças.

Popular na China com os nomes de "quadrado mágico", "tabela da sabedoria" e "tabela da sagacidade", pouco se sabe sobre a origem do tangram, passatempo preferido do Imperador Napoleão Bonaparte no exílio, e que desde 1820 é um jogo muito apreciado na Europa.

Hoje, é um passatempo para crianças e adultos, além de possuir notáveis possibilidades pedagógicas. 

É utilizado por professores  de matemática como instrumento facilitador do estudo das formas geométricas e do raciocínio lógico, e  por professores de  Artes  para desenvolver a criatividade.  

O trabalho com o tangram em suas atividades iniciais visa a exploração das peças e a identificação das suas formas. Pode ser feito com os alunos usando diversos materiais, como veremos a seguir.

Lendas Sobre a Origem do  Tangram 

Muitas lendas tentam explicar a origem do Tangram, um dos mais populares quebra-cabeças do mundo. Ao contrário dos quebra-cabeças Ocidentais, que utilizam centenas de peças para formar uma única figura, o tangram parte de um número reduzido e fixo de peças para recriar a diversidade presente na natureza.

Diz a lenda que um mensageiro chamado Tan deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador e que, no caminho a pedra  partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas com pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.

Estratégias  e Recursos da Aula  - O professor pode trabalhar o enigma do tangram de várias formas. Vejamos:

 Objetivos 

·                     Desenvolver a coordenação motora.
·                     Estimular a concentração,  imaginação e  criatividade.
·                     Identificar  as formas geométricas.
·                     Criar desenhos usando as formas geométricas.
·                     Trabalhar  habilidades de manipulação, recorte e colagem.

Folha sulfite
Sugestões de Materiais: 

Régua; caneta esferográfica ou lápis; tesoura ou estilete; fita adesiva;  folha sulfite; lápis de escrever (grafite); borracha; apontador; cola;  papel, cartolina, emborrachado, madeira pintada etc.

Procedimentos 

·                     Distribua para cada aluno um pedaço de papel-cartão com o desenho do contorno das sete peças do tangram.
·                     Ajude e oriente o aluno a recortar e  montar um animal, um quadrado ou uma criança.
·                     Ao término da colagem, o aluno guardará as peças num saco plástico e levará para casa, se for o caso.
·                     Distribua para cada aluno uma folha sulfite, se preferir.
·                     No dia seguinte, o aluno deverá apresentar a figura que montou colada na folha, com seu nome, e dizer quantas peças foram utilizadas.

Ao final de cada etapa, discuta com os alunos as soluções encontradas, garantindo que eles percebam a composição do quadrado a partir de diferentes polígonos.

Sugerimos a  produção de um livro criado com  peças geométricas (triângulos, paralelogramo, quadrado), com a ajuda do professor de artes. 

Amplie seus conhecimentos. Veja também: 


O Tangram na Alfabetização. Estude as Formas Geométricas, as Cores e Literatura Infantil com o Livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela. Biografia da Autora Bia Villela. Atividades



Observe os tangrans abaixo, que selecionamos do Google. 









Barco de velas 




Você conhece as cores ? Conheça as cores primárias  e as cores secundárias.

Cores Primárias
Quando misturamos  as cores  primárias, temos as cores secundárias. Observe: 

Agora conheça e observe as cores neutras e outros tons neutros: 


Clique no link abaixo para saber mais sobre as cores: 

Estudo das Cores. Cores primárias, secundárias, terciárias e neutras. Cores impossíveis e cores imaginárias: como o ser humano percebe as cores

http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2012/12/estudo-das-cores-cores-impossiveis-e.html

Vamos Praticar?  Atividades


1. Conheça as sete figuras geométricas do tangram. Veja como montar o seu  tangram  nos vídeos abaixo:

a) A lenda do tangam.  Tangram: Conheça e Aprenda

b) Construção do tangram. Autora: Lildes Santos

Bincando com o tangram:

2.Com ajuda dos colegas e da professora,  identifique as cores  de cada figura geométrica do tangram abaixo e escreva no seu caderno: a) cor dos dois triângulos maiores; b) cor do dois triângulos pequenos; c) cor do triângulo médio; d) cor do quadrado;  e) cor do paralelogramo. 


3. Pinte os 4  tangrans das figuras que representam animais. Depois identifique cada um deles.
4. Com base nas regras do tangram forme  um quadrado usando: a) só duas peças; b) apenas três peças; c) apenas quatro peças; d) as sete peças.
5. Pinte o tangran  usando uma cor diferente para cada figura geométrica. 
Fonte da imagem:

6. Agora recorte cada figura geométrica e  monte o seu  pinheiro. Pinte com diferentes tons da cor verde.  Sucesso !

O Tangram na Alfabetização. Estude as Formas Geométricas, as Cores e Literatura Infantil com o Livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela. Biografia da Autora Bia Villela. Atividades



Referências

Sugestões de silhuetas (imagens de tangrans)
 A lenda do tangam.  Tangram: Conheça e Aprenda
http://www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8
Construção do tangram. Lildes Santos
http://www.youtube.com/watch?v=dEbGEBwPNAs
Ciência concreta.
http://www.concreta.xpg.com.br/3.html
Tangram jogos
http://escolovar.org/mat_tangram_jogos.htm
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255298-1.asp
Desafio tangran
Guia Prático de Educação Infantil
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255298-1.asp