sábado, 12 de abril de 2014

Educação Infantil e Alfabetização: pequenas historinhas e fotos de animais muito fofos. Leitura e interpretação de Imagens. Atividades

1. Esquilo comendo  amendoim 
 Este post traz belas fotos de animais muito estimados por crianças e adultos, e pode ser uma excelente sugestão de atividade  para os colegas da Educação Infantil e das séries iniciais, que poderão utilizar no estudo sobre os animais,  leitura e interpretação de imagens, produções textuais etc. Também podem pedir que as crianças identifiquem características dos animais semelhantes às dos humanos.   Logo de início há  duas animações que as crianças  irão  adorar, envolvendo um coelho muito peralta e um caranguejo.  O post é uma adaptação da matéria da jornalista brasileira Natasha Romanzoti para o site HypeScience, que sempre reproduzo nos meus blogs, pois me identifico com os seus temas. Espero que o nosso público goste. Vamos às belas imagens  e às divertidas animações ! 

2.  Coelhos podem fazer um “giro de alegria” muito engraçadinho quando estão animados. Também podem participar de competições, com seus rápidos saltos. Confira! 

Na Suécia, existe uma espécie de competição de salto entre coelhos conhecida como “Kaninhoppning”. Veja nas imagens acima. Você sabe saltar como um coelhinha bem peralta ?  Que tipo de competição você pratica nas aulas de Educação Física ? Você gosta ?

3.  “Caranguejo pompom”: é   conhecido por pegar anêmonas-do-mar venenosas e agitá-las como pompons, como um meio de proteção contra predadores. Você sabe o que significa predador? Pesquise e  discuta com seus colegas.


4. Que animal será este ? Tente adivinhar.  Você acredita que este animal viva no deserto ?  Eu apostaria que vive em   países frios, mas não é verdade.   Este é um feneco ou raposa-do-deserto. Seus  pés peludos  funcionam como sapatos grossos que os protegem da areia quente do deserto. Gostou da historinha ? 

5. Esquilos adotam bebês abandonados, quando seus pais não estão mais por perto, ou não podem cuidar deles propriamente.

Esquilos esquecem onde enterraram suas nozes com frequência, o que leva ao nascimento de centenas de novas árvores a cada ano. Viu, é um animal ecológico, que contribui para o meio ambiente. Na foto, o esquilo está comendo sementes de amendoim.

6. Leopardo-da-neve, que usa suas caudas como um cobertor felpudo portátil para se  manter aquecido em qualquer parte do planeta. Que inveja! Já padeci muito frio por onde andei, principalmente na Suécia. Suas  caudas servem também para  proporcionar equilíbrio. Também ajudam no armazenamento de gordura, sendo frequentemente utilizadas para cobrir seu rosto e gerar calor extra enquanto eles dormem. Puxa !  Que inveja ! E você, o que achou disso Onde você vive faz muito frio ? Em que lugar do Brasil você vive  ou em qual parte do Planeta Terra ?

7. Bebê chimpanzé. Estes animais brincam com pedras e paus da mesma forma que crianças humanas brincam com bonecas, fingindo que eles são bebês e cuidando deles.

                 

8. Macaco-japonese jovem fazendo bolas de neve para se divertir.



9. Os ursos polares usam saudações do tipo nariz com nariz como uma forma de pedir a outros ursos alguma coisa, como comida.


10.  A Lontra tem um pedaço de pele que forma um bolso para que possa manter sua rocha favorita perto dela.  Este  animal usa esta pedra para quebrar moluscos e comê-los. Algumas lontras passam a vida inteira carregando a mesma pedra.

11.Filhotes de cães machos quando brincam,  deixam as fêmeas “vencer”. Eles fazem isso para conhecê-las melhor.

12. Flamingos - Um grupo de flamingos é chamado de “extravagância”. O flamingo é um pássaro de grande porte, com extensão que varia entre 90 e 150 centímetros. Em pé pode alcançar até 1,5 m e pesar cerca de 1,8 Kg. O macho é sempre um pouco maior que a fêmea.   Suas penas têm cores muito vivas, especialmente na tonalidade rosa, inclinada para o vermelho. Suas pernas são  longas, o bico extenso em forma de arco, similar ao nariz de um papagaio, de cor amarela com a porção final preta.   Suas penas têm cores muito vivas, especialmente na tonalidade rosa, inclinada para o vermelho. 

13. Lebres-assobiadoras coletam grandes pilhas de ervas secas para comer em sua toca rochosa durante o inverno.

14. Panda-vermelho - Sua cauda  pode crescer até 48 centímetros de comprimento, que equivale ao  tamanho de um gato doméstico médio. Bem que ele se parece com um gatinho. você concorda?


15. Pintos - Que fofinhos estes dois pintinhos! Pintos falam uns com os outros de dentro de seus ovos. Antes deles eclodirem, os filhotes já podem se comunicar entre si e com sua mãe através de um sistema de pelo menos 24 sons diferentes.

16. Os cavalos-marinhos são monógamos, ou seja, têm companheiros para toda a vida. Quando viajam, eles seguram nos rabos uns dos outros


17.   As baleias-jubarte gostam de cantar, e essas “músicas” que  inventam  são passadas entre elas, como ocorre com o pop music entre as comunidades humanas.


18.  Os golfinhos dão nomes uns para os outros.

Fonte: Adaptação da matéria de Natasha Romanzoti. Disponível em: 

Atividades

1. Você gostou deste post? Qual foi o animal que mais lhe impressionou ? Porquê?  
2. Quais animais você identificou com características e atitudes semelhantes aos humanos ? 
3. Escolha a historinha que mais lhe impressionou e copie no seu caderno. 
4. Crie uma historinha com os animais que mais lhe impressionaram. Sucesso !
Referências