segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Telefone Celular e as Gerações Baby Boomers , X, Y e Z. Quem escapa da nova droga do século XXI?


 

Dos animais domésticos, aos bebês,  às crianças,  aos jovens, aos idosos, o Pajé,  e até o Presidente da Nação mais poderosa do Planeta: quem escapa ao novo modelo de comunicação entre os humanos do século XXI ?  

Será  que estamos fazendo o melhor uso da tecnologia incorporando-a com tanto frisson ao nosso cotidiano?  Veja as imagens a seguir, faça a sua leitura de cada uma delas  e reflita.

O uso do telefone celular no mundo inteiro, por pessoas de diferentes idades, nacionalidades  e classes sociais, são impressionantes e  chamam atenção para um fenômeno da atualidade: a unanimidade de comportamento  diante de uma tecnologia por quatro gerações de usuários. Vamos conhecê-las:  

AS GERAÇÕES: BABY BOOMER, X, Y, Z


Imagem

Ok Boomer, a expressão de uma nova geração

A expressão em inglês  boomer indica a  forma irônica  de demarcar um gap geracional (espaço) entre as gerações  da Era Digital e  confrontar os mais velhos. É uma espécie de piada,  muito usada nas Redes Sociais. 

Nós professores somos os profissionais que mais  contato têm com essa diversidade geracional tecnológica, daí a importância de conhecermos suas características para melhor desempenho no nosso trabalho. 

Vamos  conhecer  algumas características que identificam as chamadas gerações Baby Boomers ,
X, Y Z  pelo critério do uso das Tecnologias Digitais.  As imagens que veremos  a seguir, nos dão a perfeita  ideia  de como se processam as relações sociais no século XXI, configuradas inexoravelmente pelas tecnologias digitais, notadamente os telefones celulares de última geração. Quem escapa da nova  droga do século XXI? 


Os Baby Boomers, a geração do rádio e da TV: 1946-1964

Os Beatles 

Os chamados Baby Boomers formam a geração nascida entre 1946 e 1964A expressão Baby Boomers nasceu nos Estados Unidos, quando em 1945, após a Segunda Guerra Mundial (1939-145), os  soldados americanos voltaram para casa. 

Entre 1946 e 1964, houve  um grande aumento na taxa de natalidade, um verdadeiro “boom” de filhos.

A Era do rádio e do toca disco
A geração denominada pelos sociólogos de Baby Boomers,  foi muito contestadora.  Eles foram os precursores de importantes conquistas sociais do século XX. 

Lideraram grandes transformações, a começar pelo debate do papel da mulher, quebrando barreiras políticas, sociais, comportamento, 
como por exemplo, sair  de casa para morar sozinhos.  

Eles são a geração  do rádio e da TV, uma grande revolução na época da chamada "aldeia global",termo criado pelo filósofo canadense   McLuhan, para  indicar como as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias,  reduzindo  o planeta a uma aldeia, onde todos estariam interligados. 
Geração X:  1964-1980

Entre 1964 e 1980, surgiu uma nova geração, formada   pelos filhos dos Baby Boomers, denominada Geração X. Entre as características desse novo grupo, estão a busca por seus direitos. 

 Geração “Y ou Net”: Os nascidos entre os anos 1980 e 1995

Na década de 90, com  o advento da internet e das novas tecnologias ,  nasce uma  geração, que presenciou de perto as novidades do mundo digital:  a Geração Y ou Millennials,  formada por  jovens nascidos entre 1980 e 2000, geração  batizada pelos sociólogos de “Y”.  Foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos. 

Durante os anos 90, as tecnologias criadas na década de 80 foram aperfeiçoadas e popularizadas, como o computador, a internet e o telefone celular. 

É uma geração  caracterizada por ser mais autocentrada e egoísta, mas que gosta de compartilhar informações pelas redes sociais. Além disso, essa geração é adepta da rapidez e da instantaneidade. 

É a juventude  global, formada por pessoas ligadas a outras não  pela geografia, mas por interesses comuns. Eles  são   multifacetados,   ficam o tempo todo ligados ao celular  onde  realizam várias atividades  ao mesmo tempo. 

          Geração Z: os nascidos após os anos 1990

Da geração Y vem a nova geração conhecida por Z, ou 
“nativos digitais”, formada pelos  jovens nascidos depois dos anos 1990, sob o signo da  da internet e do boom tecnológico. 
Cresceram cercados por   eletrônicos,  "informação" por todos os lados, sendo  extremamente familiarizados com  games, TV, smartphones, tablets  e computação em geral.  
A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. 
São mais inclinados para o mundo virtual. Realizam  constante troca dos canais  da Internet e TV, zapeando (ato de mudar rapidamente de canal de TV ou frequência de rádio). 
Dão  pouca importância aos valores familiares e são muito individualistas.  
Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, tablets, vídeo games, TV e vídeos em alta definição. 

Sofrem de  síndromes, como a FOMO, sigla em inglês para Fear of Missing Out, que, em português, pode ser entendido como a ansiedade sentida por estar desconectado da internet, ou por fora do que está acontecendo. 
Phantom Phone Vibrations, que é a sensação de sentir o telefone vibrando, ou a de que ele pode vibrar a qualquer momento, gerando também um sentimento de ansiedade de estar sempre atento
Como estão acostumados a computador e internet, tendem a ver seus erros como algo não muito importante, exatamente como acontece no vídeo game, onde se pode reverter facilmente as ações. 

           O Telefone Celular: Quem escapa  da nova  droga do século XXI?






O Amor entre os jovens, futuros pais de família
 Profissionais da Saúde nos dias atuais  
A  comunicação entre os jovens  nos dias atuais



Nem os idosos escapam 
O Pajé e o Hippie. Saudades  dos Anos 60
O Presidente dos Estados Unidos da América EUA), Barack Obama,  o pais mais influente do  Planeta, antes da febre do celular, com sua família - a mulher e as duas filhas. Uma delas está de cabeça baixa. Faça a sua leitura desta imagem. 

Veja também:

Tablets dificultam aprendizado das crianças. Alfabetização de crianças na Era das Tecnologias Digitais. O alfabeto para crianças de hoje. Os 21 anos da World Wide Web (www)

Sites consultados
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/10/veja-caracteristicas-que-marcam-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z.html
https://shifter.sapo.pt/2019/10/ok-boomer/
B;pg Prof. Lindomar
http://professorlindomar.blogspot.com.br/2011/06/geracoes-definidas-xyz.html
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/conheca-as-caracteristicas-das-quatro-geracoes-que-convivem-no-trabalho/32529/
http://www.meuplanoa.com.br/index.php/blog/63-geracaozchegou
http://www.brasilpost.com.br/2015/03/02/morte-humberto-fonseca-unesp_n_6783680.html

Todas as imagens são do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.