sexta-feira, 16 de outubro de 2015

América Latina e América Anglo-saxônica: significados e diferenças. Mapas das três Américas. A Ilha da Groenlândia. Atividades

Folclore do Panamá, país da América Central
A América  era desconhecida dos demais povos até 12 de Outubro de 1492 (século XV), quando o navegador italiano, Cristóvão Colombo  aqui chegou, patrocinado pelos reis  da Espanha. Por isso foi chamada de Novo Mundo e depois América, em homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio. 

Como representante de armadores florentinos, Vespúcio se  encarregou no porto de  Sevilha, no sul da Espanha, de abastecer os  navios para a segunda e  terceira viagens de Cristóvão Colombo. Supõe-se que tenha participado de viagens pelo Atlântico desde 1497.

O continente  americano está situado  totalmente no Hemisfério Ocidental. Estende-se do hemisfério norte ao hemisfério sul, sendo cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É o único continente situado  em todas as zonas térmicas da Terra e possuir todos os tipos de climas. É banhada pelos Oceanos Atlântico a leste,  Pacífico a oeste e o Mar Glacial Ártico ao norte. Qual o oceano que banha o Brasil? 

Tem quase um bilhão de habitantes, sendo o terceiro  continente mais habitado, depois da Ásia e da África. Tem uma grande variedade étnica, envolvendo europeus, vários povos nativos que o habitavam antes da chegada de Colombo,  e várias etnias africanas, que vieram durante a  escravidão colonial.
Trenós puxados por cachorros
 na ilha da Groenlândia

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem a critérios físicos-geográficos e critérios  histórico-cultural e econômicos
Os mapas a seguir apresentam ambas as formas de regionalização do  nosso continente:
1. Divisão por critérios físicos-geográficos: América do Norte, América Central e América do Sul. 
Observe o Planisfério abaixo. Localize o continente americano. Considerando esses critérios, em qual parte da América fica o Brasil?  Localize os Estados Unidos da América (EUA), Canadá, México, Cuba,   Panamá e o Brasil.

O Mundo representado no  Planisfério

Os Continente, os Oceanos e os Paralelos (círculos e trópicos). Quais os paralelos que cortam o território brasileiro? 



Mapa Político do Continente Americano 

2. Divisão histórico-cultural e econômica: América Anglo-saxônica (desenvolvida,  rica) e América  Latina (pobre, em vias de desenvolvimento).  A América Latina engloba todos os países da América do Sul, América  Central e o México.  América Anglo-Saxônica engloba apenas Estados Unidos e Canadá, países muito desenvolvidos. Destaca-se a Região dos Grandes Lagos, situada entre EUA e Canadá, que concentra as maiores cidades, a maior parte da população dos  dois países, o principal parque industrial e centros financeiros. Brasil, México, Argentina e Uruguai são considerados nações emergentes (em desenvolvimento). Os demais são classificados como subdesenvolvidos (pobres). 


Apesar de a denominação "anglo-saxônica" ser frequentemente aplicada apenas aos países desenvolvidos da América do Norte (Canadá e EUA), a Guiana, ex-colônia da Inglaterra, situada na América do Sul, fronteira com o Brasil,ao norte, e Belize, situado na América Central, também fazem parte da América anglo-saxônica, por terem sido colonizados pela Inglaterra, tendo o inglês como língua oficial. 
Esquimós na ilha da Groenlândia sentados sobre o  gelo

A Ilha da Groenlândia 
A ilha da Groenlândia, a maior do mundo, com 58 mil habitantes, localizada no extremo norte do continente americano, a menos de 800 quilômetros do polo Norte, banhada pelo oceano Atlântico,  é um estado semi-autônomo da Dinamarca, país situado no norte da Europa. A capital da ilha e sua maior cidade  é Nuuk, com mais de 13 mil habitantes, a maioria esquimós, que vivem da caca e da pesca de animais marinhos, como a foca.   
A Groenlândia não é classificada nem como América anglo-saxônica nem América Latina. A descoberta de petróleo, ouro e zinco em 1994 mudou a economia da ilha, antes totalmente dependente da Dinamarca.  A maioria dos habitantes da Groenlândia são  de origem inuíte (esquimó), mas tem muitos  dinamarqueses. Os idiomas principais são o groenlandês (uma língua inuíte), o dinamarquês e o inglês. O imenso pedaço de terra gelada, as geleiras, ursos polares e seus chamados  “5 gigantes do Ártico”, a saber: a) trenós puxados por cachorros; b) aurora polar; c) gelo que cobre 85% da Groenlândia; d) baleias; e) a população local  que se adaptou a condições tão extremas na ilha (os esquimós), atraem muitos turistas. 

Diferenças entre América Latina e  América Anglo-saxônica


O continente americano foi colonizado por povos de nações europeias: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Estes povos passaram a explorar toda a América e  impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente: os índios.  Tal  influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Por isso, o continente divide-se culturalmente  em América Latina e América Anglo-saxônica. Esta distinção está relacionada à língua falada nos países do continente. 
São considerados países latinos todos aqueles que falam línguas derivadas do latim, como por exemplo,o  espanhol, o francês e o  português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês,  formam a América Anglo-saxônica. A maioria dos países da América, fala o espanhol, por terem sido colonizados pela Espanha. O Brasil é o único que fala o português, pois foi colonizado por Portugal.
                                    Mapa  da América  Latina e Caribe



O critério usado para esta regionalização não é muito rigoroso, tendo em vista que existem países localizados na América Latina que falam o inglês, dentre os quais podemos citar a Guiana e as ilhas de Trinidad e Tobago ((ex-colônias da Inglaterra), além do holandês falado no Suriname,  que foi colonizado pelo Holanda. Tem ainda os países que preservam suas línguas nativas, como o Paraguai que, além do espanhol (língua oficial), fala o guarani, herdado dos nativos indígenas. O Canadá, considerado anglo-saxão,  fala tanto o inglês como o francês,  língua derivada do latim, na província de Quebec.

Mapa Político da América do Norte


América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México. Quais os países da América do Norte que formam a América Anglo-saxônica? Qual o país aí situado que faz parte da América Latina? Explique porquê. 

Mapa Político da América do Sul 

América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Alguns livros apontam as ilhas de Trinidad e Tobago, como América do Sul. Quais os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?  Quantos e quais são os países sul-americanos que são nossos vizinhos? 


Mapa  Político do Brasil: países que fazem fronteira com o Brasil, os estados brasileiros e seus limites 



Mapa Político da América Central e Caribe 



A América Central  é formada por um  istmo que liga  a América do Norte à América do Sul (parte continental). O conjunto de ilhas (Grandes e Pequenas Antilhas) é  banhado pelo Mar do Caribe, muito frequentado por turistas do mundo todo. 
Possui vinte países independentes: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago (ou América do Sul?). Retire desta relação os países continentais, as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas. 
Amplie seus conhecimentos sobre o continente americano. Clique nos links
Atividades 
I. Cite: a)  Os Oceanos que banham o continente americano; b) os paralelos que cortam o nosso continente;
II. Faça a relação dos países de cada uma das três Américas,  com suas respectivas capitais; 
III. O Brasil faz parte da América Latina ou América Anglo-saxônica? Porquê ?
IV. Cite 6 países da América Central ( parte continental e parte insular - ilhas);
V. Fale sobre a ilha da Groenlândia. 

Sites consultados
Todas as imagens são do Google

Um comentário:

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.