sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhando a Diversidade: Conto o Sol Azul. Música o Sol. Atividades

Unidade com diversidade
Achei esse conto de autoria da jornalista Liliane Prata bem interessante para   trabalhar em qualquer série do Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. É curtinho e objetivo, abordando    a questão do respeito às diferenças e à diversidade humana, de uma forma inteligente e didática.  Pode ser trabalhado em Língua Portuguesa, Geografia (astronomia), Artes, as Cores etc. Confira! 

Conto o Sol Azul

A professora pediu para todo mundo fazer um desenho. O Beto abriu o caderno cheinho de folhas brancas. Bateu o olho no giz de cera azul, pegou e fez um Sol. E o sol pode ser azul? 


Claro! E sabe o que mais? Também pode ser verde, rosa, vermelho e até cinza com bolinhas roxas. No céu de verdade, o Sol parece que é amarelo, mas isso é no céu de verdade! No papel, pode de todo jeito.

O que não pode é ter preguiça de imaginar.

Na imaginação, o Sol pode ser diferente. A menina também. Ela pode ter laço de fita ou chapéu na cabeça. Pode ter cabelo comprido, curto, solto ou preso - e até ser careca! 
Sol amarelo 
O menino pode ser grande ou pequeno, sério ou risonho, colorido por dentro ou levar só um contorno de lápis preto.

A imaginação não dá muita bola para a realidade, não. Ela é mais amiga da fantasia, da liberdade, da arte e da vontade!

O Beto aproveitou o sol azul e fez uma árvore amarela. Ele achou que ficou bonito. E não é que ficou mesmo? Lembra até o quadro que tem na casa da tia dele. Para você que não viu o quadro, vou contar como é.

Diversidade cultural
Tinha o desenho de uma mulher - mas que mulher esquisita aquela! Além de amarela, ela voava! Mas espere um pouco: não era uma mulher, era um quadro. 

O quadro que ficava na casa da tia do Beto, lembra? E quadro é que nem papel que a gente usa para desenhar: pode ter as coisas do jeitinho que a gente costuma ver. Mas também vale ter gente amarela e que voa!

O Beto olhou para o papel: ele tinha agora um sol azul, uma árvore amarela e até uma nuvem em forma de flor. A nuvem parecia voar no caderno, mas ela voava na cabeça do Beto, onde cabia muito mais. 

Menina bonita
do laço de fita

- Professora,  Beto fez um sol azul! - gritou João do fundo da sala. 

Beto então contou para o João que já tinha visto um quadro com uma mulher amarela e que voava.  Quando a professora chegou até os dois, o João tinha desenhado uma montanha listrada. Aposto que você nunca viu uma montanha listrada. Mas o João, na cabeça dele, já.
Autora deste conto Liliane Prata, que é jornalista e escreve no blog Lili Prata. Em 2003, lançou o primeiro livro, O Diário de Débora, pela Editora Marco Zero. Fonte: Revista Nova Escola 
 http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/sol-azul-634177.shtml
Música:  O Sol        Autor:  Jota Quest                          
Ei dor...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
Ei medo...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou.

Letra e vídeo disponíveis  em:
 http://www.vagalume.com.br/jota-quest/o-sol.html#ixzz3qerz258l
Vídeo o Sol Azul - Canal de vídeos da revista Nova Escola. A autora  Liliane Prata lê o conto - O Sol Azul. Assista !
https://www.youtube.com/watch?v=ix6eJJkI7Q8 

               Atividades

1. Você gostou do conto? Qual é o nome ? Quem é a autora? 
2. você assistiu a leitura do conto feito pela  autora no vídeo ? O que você achou? Tente ler como ela. 
3. Você gostou da música o sol ? De quem é a autoria? 
4. Observe as cores e complete  as lacunas. O texto diz que na nossa imaginação o sol pode ser  azul, ______, _____,  _____, _____  e até cinza com bolinhas ________. 
5. Releia o texto e complete a frase: Na imaginação, o sol pode ser diferente. A ......... também. O _______pode ser grande ou _________.     6. Você acha que deve respeitar as pessoas diferentes ? Por quê? ______
6. Observe a figura acima. Faça um círculo no menino pequeno  e dois círculos no menino grande;  7. Quantos círculos tem  no quadro abaixo? ____
Cores do círculo  cromático
Montanha colorida da China, país asiático
Sites Consultados
Revista Nova Escola

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Alfabetização: Numerais Ilustrados Coloridos e para Colorir (cartazes). A Música dos Números (animação). Atividades


Apresentamos os numerais com  associação  a quantidades, para chamar a atenção e  estimular a concentração dos alunos. 

Podem ser  utilizados como cartazes na  sala de aula.     As  atividades para  colorir os numerais são muito estimulantes, assim como a animação com a música dos números e todas as demais. 

Na língua portuguesa existem dez classes gramaticais, subdivididas  em variáreis e invariáveis.  

O numeral está entre as classes gramaticais que  variam em gênero (masculino e feminino)  e em número (singular e plural).  

Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que eles ocupam  numa determinada ordem.

Quando apenas nomeia o número de seres, o numeral é chamado cardinal: um, dois, três etc. Quando indica a ordem que o ser ocupa numa série, o numeral é denominado ordinal: primeiro,  segundo,  terceiro, quarto, quinto etc. Os numerais cardinais que variam no gênero são:   a)um/uma;     b) dois/duas; 
c)  os  que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas;  quatrocentos/quatrocentas etc.


Amplie seus conhecimentos sobre os numerais. Veja também: 


Os Números e Numerais Coletivos, Cardinais, Ordinais, Romanos, Fracionários e Multiplicativos. Atividades

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/01/os-numeros-e-numerais-coletivos.html

Acompanhe os  números de 0 a 10 e seus respectivos nomes - os chamados   numerais  cardinais.  Faça as atividades. Bons estudos !











Agora vamos cantar  a Música dos Números (animação infantil)


      Os Numerais Cardinais e Ordinais 



Número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta.  Serve para fazer a contagemCorresponde diretamente aos números naturais: 1, 2, 3, 4... 

Número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra, e dá ideia de hierarquia. Veja os exemplos abaixo de 1 a 10: 

Números
Cardinal
Ordinal

Números
Cardinal
Ordinal
01
Um
Primeiro

06
seis
Sexto
02
Dois
Segundo

07
sete
Sétimo
03
Três
Terceiro

08
oito
Oitavo
04
Quatro
Quarto

09
nove
Nono
05
Cinco
Quinto

10
dez
Décimo
Atividades
Imagem dreamstime: Números com   arco-íris coloridos 
1. Observe a imagem acima. Complete o quadro com os antecessores e sucessores.
Antecessor –    o número que vem antes
   Sucessor   -    o número que vem depois

0
1

3

5

     
8

10
Você gostou de conhecer  os números ? Viu como  escrevemos  seus nomes  e as quantidades que eles representam? 
2. Que continha é essa da imagem acima ?  a) Subtrair __  ; b) Somar __
3. Na continha  da imagem tem dois sinais.  Escreva:  a) nome do primeiro sinal ____
b) nome do segundo sinal______
4. Pinte  as bolas, os números e seus nomes,  que chamamos numerais cardinais. Preste muita atenção nas quantidades de bolas representando cada número.   





 Fonte das imagens para colorir: 
http://atividades-jardim.blogspot.com.br/2014/07/atividades-com-numeros-de-1-10.html

Saiba mais sobre os numerais. Clique aqui                      http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/01/os-numeros-e-numerais-coletivos.html
Todas as imagens são do Google.