segunda-feira, 20 de junho de 2016

A oralidade com os gêneros textuais do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos (HQ). Estratégias de aula e Atividades


O texto faz parte do nosso dia a dia, seja oral ou escrito. Surgiu com o objetivo de satisfazer determinadas necessidades de comunicação. Usamos o texto para convidar um amigo para uma festa, solicitar ao banco um cartão de crédito, reivindicar melhorias no nosso bairro e até para descontrair, gargalhar,  como no caso dos gêneros textuais do humor. 

Os gêneros textuais podem ser explorados na sala de aula  para ajudar o aluno na leitura, interpretação, produção textual, estudo da gramatica, dramatização etc. 

Mas não só as questões do discurso inerente ao gênero textual devem ser exploradas, mas também a linguagem, pois ela diz respeito à escrita.  Trazemos os gêneros do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos, com  um roteiro de estudo e sugestões de estratégias da aula e textos com características de cada gênero, para facilitar o trabalho do professor e potencializar a aprendizagem dos alunos. Acompanhe ! 


O que o aluno poderá aprender com o estudo dos gêneros do humor 




- Ler,  interpretar,  produzir  textos.
Encenar.  Fazer inferências. Gramática. 
- Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.
- Adquirir conhecimentos  trabalhados pelo professor: ouvir com atenção; esperar a sua vez de falar.   
- Identificar as características desses gêneros. 

                 Roteiro de Estudo  e Estratégias. Festival dos Gêneros do Humor

I - Público alvo: alunos da Educação Básica  (da educação infantil ao ensino médio);
II - Objetivos: valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; estimular a criatividade, a  imaginação, o desempenho da memória e a  capacidade de interpretação. 
- Identificar a disposição gráfica dos  gêneros textuais de humor e  reconhecer   suas características básicas.  Ampliar o vocabulário. 
- Possibilitar ao aluno oportunidades de se expressar oralmente,  estudar sinais de pontuação; verbos; divertir-se com colegas e professores; melhorar o humor.

III – Estratégias e recursos da aula. Duração das atividades:5 aulas em uma semana.

1-Ponto de partida:  o professor começa perguntando quem gosta de piada e jogos de adivinhas. Conta uma bem engraçada.  Em seguida, pede aos alunos  que contem algumas, mas que sejam adequadas ao ambiente escolar. Faz o mesmo com os demais gêneros, 

perguntando aos alunos, por exemplo,  quais as suas   histórias em quadrinhos  favoritas.

2- Distribuir com os alunos  texto  impresso  para leitura e análise desses  gêneros. Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura e características linguísticas  de cada  gênero  do humor, a exemplo dos balões, expressões facial e corporal  dos personagens, diálogos e onomatopeias nas histórias em quadrinhos.
3- Explicar as características de cada gênero, sempre incentivando a participação dos alunos.
4- Exibir o vídeo Kauan e a lenda das águas (veja link e sinopse adiante). 

5- Festival dos Gêneros do Humor.  Com foco no desenvolvimento da oralidade e da escrita, possibilitando que o aluno aprenda a se expressar oralmente,  proponha  esse festival. 
- Dividir a turma em 05 equipes. Sortear o gênero textual.  Discutir como e quando cada equipe vai se apresentar e as premiações  para as melhores apresentações:  piadas,  adivinhas, charges... 

- Pode-se  ainda,  combinar com os alunos que durante uma semana, ou o tempo que a turma decidir, iniciarão as atividades do dia com apresentações de piadas, adivinhas, charges, tirinha, campanhas comunitárias com historinhas em quadrinhos. 
6- Organizar um painel com as produções dos alunos sobre os gêneros do humor.  

IV - Recursos Complementares: computador, Internet,  celular, projetor de slides, TV, revistas em quadrinhos etc.
V - Produto final: a turma irá produzir  uma história em quadrinho com o tema: Vamos  salvar o maior  recurso do Planeta:  a água. 
VI – Avaliação: será continuada (processual).  O professor  terá como foco de avaliação dois eixos: a)  o desenvolvimento da oralidade; b) capacidade de leitura, interpretação, fazer inferência, produção textual e criatividade. Registros de participação individual e coletiva. 
                           
                              I - O gênero  textual anedota ou piada: características 

A anedota também conhecida como piada é uma história curta,  de final geralmente surpreendente e engraçado,  com o objetivo de divertir, causar risos ao leitor ou ouvinte.  É um texto humorístico com poucas personagens, que acontece em um único espaço e um tempo reduzido. A pequena narrativa que se desenvolve leva o leitor a fazer certas previsões e inferências. No desfecho, quebra-se esta previsibilidade e surpreende-se o leitor/ouvinte provocando risos. 


A piada mexe com o corpo, trabalha a expressão corporal, a memória. Quando bem contada, libera o hormônio do humor, da alegria e da felicidade: a serotonina. Dependendo do conteúdo, a anedota pode  ser contada em qualquer ambiente: reuniões, salas de aula, palestras, festas etc. 

A anedota ou piada  apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. É um tipo específico de humor com características diferentes de outras formas de comédia.


Pratique ! Identifique os elementos da narrativa da piada nos exemplos abaixo:  
          Vacas 
Duas vacas estavam conversando. A primeira vaca disse: 
- Muuuuu!  E a segunda: 
- Nossa, você tirou as palavras da minha boca!        

Cobra Desconfiada 
A cobrinha chega em casa e pergunta para seu pai:
- Papai, é verdade que somos venenosas ?

- Não, minha filha! Mas por que perguntou ?  
 E a cobrinha: 
- É que acabei de morder a língua!
Fonte das piadas: Uol. Criancas. Piadas         http://criancas.uol.com.br/piadas/

Vamos praticar ? 1)   Os dois  textos  acima são: 

A-  ( ) piadas; B- ( ) poesias; C- ( ) notícias;     
D-  ( ) charges.
2) Sinal  de  pontuação  usado  no  texto  da piada  para  marcar a fala da personagem :
A- ( ) ponto  final; B- ( ) vírgula; C- ( ) travessão; D- ( ponto  de exclamação. 
3. A palavra personagem é um substantivo masculino e feminino. Certo ou errado ?...... 

II - Jogos de adivinhas ou adivinhação - O que é o que é?


O gênero textual jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a desenvolver a  inteligência, a imaginação, a criatividade, a capacidade de concentração, a  associar ideias e palavras. Aumentam  o vocabulário e fazem rir.   Vamos brincar com   algumas  adivinhações: 
A-Qual é o mês mais curto? R- Maio, que só tem quatro letras.
B-O que é que  fala mas não é gente? R - O telefone.
C- O que é, o que é, sempre cai, mas nunca se machuca?  
R- chuva.
D- O  que é que tem capa mas não é super-homem, tem folha mas não é árvore, tem orelha mas não é gente, e é surdo mas conta tudo?   R - o  livro.
E- Qual é o casal que nunca se encontrou ?  R - O dia e a noite.

Fonte: http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/

Vamos Praticar ?  4)  Cite 3  anedotas e 3  piadas que você conhece.   5) Qual o sinal de pontuação  que se destaca nos jogos de adivinhas 
6) Qual a origem do termo charge? O que significa?  7) Qual o objetivo da charge

                         III - O gênero  textual  charge:  características 


O termo “charge”  vem  do francês charger, que significa  carregar, exagerar. Tem como objetivo criticar  um fato polêmico do momento, retratando o ponto de vista do autor. 

O gênero textual charge tem as seguintes características: bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal  (imagem).  Observe o exemplo abaixo.

Charge política
A charge é mais do que piada gráfica, pois é carregada de humor e  uma fina ironia. São tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano da política e da sociedade. 

É cada vez mais presente nas provas de concursos e vestibulares. O candidato deve mostrar habilidade de interpretação de texto. 


O principal objetivo da charge é transmitir uma visão crítica sobre um assunto atual, e por isso são  datadas. Normalmente são publicadas nas seções de artigos de opinião e cartas do leitor, em jornais e revistas. Esse  gênero textual  junta humor, desenho e opiniões.
                                             
          IV - O Gênero  Textual   Tira Humorística  ou  Tirinhas: características 



As tiras humorísticas são do mesmo ramo da história em quadrinhos, na qual há a fusão da linguagem verbal e não verbal (imagem), onde as falas dos personagens são representadas através de legendas ou dentro de balões. 


                    VI - O gênero  textual História em Quadrinhoscaracterísticas 
  
História em quadrinhos -  É um texto  narrativo, em que  a história ocorre em determinado lugar e tempo, com diferentes tipos de personagens, geralmente, com  o objetivo de divertir com  humor.  Também pode  transmitir uma informação, uma alerta à população,  como é o caso das  campanhas relacionadas a riscos de doenças, desperdício de água etc.

Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza. Associa linguagem não verbal (imagens) e verbal (palavras), para  facilitar o entendimento.

Pratique ! 

7) Qual o gênero do humor que é muito usado nas campanhas de utilidade pública ?

8) Assista  ao vídeo Kauan e a lenda das águas. Em equipe, elabore um  roteiro para  criar uma história em quadrinhos sobre a mensagem transmitida pelo vídeo.


A série tem como objetivo discutir problemas ambientais, com o objetivo de salvar o maior recurso do Planeta: a água. Ao longo da animação, os personagens conhecem  a fauna (os animais),  a flora (as plantas) da região e a vida dos povos ribeirinhos. Aprendem lições que podem ajudar na proteção do meio ambiente. O personagem Kauan é uma criança ingênua e brincalhona, que conhece Piau, que salva sua vida e se torna seu melhor amigo.

Acesse no link  aqui          https://www.youtube.com/watch?v=44EXD1DM4Gs

Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:

Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. 

POESIA Pontos de interrogação. Atividades

Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas

Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.