terça-feira, 8 de março de 2016

O Que é Pronome? Pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Atividades


Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um  substantivo, relacionando-o  à  pessoa do discurso.  
Ex: O gato não está aqui. Ele fugiu.

Substituindo ou acompanhando o substantivo, o pronome indica a pessoa do discurso (pessoa gramatical).  

Maria é forte. Ela  gosta de banana.  Seus ossos são muito fortes.  
                 
Há seis tipos de pronomes.  Hoje iremos conhecer quatro. Acompanhe:

1. Pronomes pessoais: Eu sou inteligente. Nós somos inteligentes;

2. Pronomes Pessoais de Tratamento: Você é meu amigo.

O Senhor e a Senhora são bons  médicos.   Vossa Majestade é uma boa rainha.

3. Pronomes possessivos (indicam posse): Meu lápis é preto. Teu lápis é verde.

4) Pronomes demonstrativos: este livro é meu;  Esta bola é tua.

Os Pronomes Pessoais substituem os substantivos, indicando as pessoas  do discurso. São eles: a) pronomes pessoais retos; b) pronomes pessoais oblíquos;  
c) pronomes pessoais de tratamento.

As Pessoas do discurso (pessoas gramaticais) são três:



1ª. Pessoa: eu         
  A pessoa que fala
 Eu estudo muito

2ª. Pessoa: tu          
A pessoa com quem se fala
Tu  estudas pouco

3ª. Pessoa: ele/ela   

A pessoa de quem se fala
Ele não estuda nada.
Ela só brinca

Os pronomes pessoais são: a) pronomes pessoais retos;  b) pronomes pessoais oblíquos;  c) pronomes pessoais de tratamento.

Hoje estudaremos os pronomes pessoais retos e os pronomes pessoais oblíquos. 

PRONOMES PESSOAIS RETOS
Pessoas do discurso
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS
Pessoas do discurso

Singular
Plural
Singular
Plural
1ª. Pessoa
Eu
Nós
Me, mim, comigo.
Nos, conosco
2ª. Pessoa
Tu
Vós
     Te, ti,  contigo
Vos, convosco

3ª. Pessoa

Ele /Ela

Eles/ Elas
Se, si, consigo,
      o, a, lhe                .
Se, si, consigo, os, as, lhes.

Atividades
1.Observe o quadro abaixo. Vamos conjugar o Presente do Indicativo do verbo estudar para fazer o que se pede:
 a) Circule os pronomes pessoais  retos; b) escreva frases usando cada um dos pronomes no singular e no plural com as três pessoas do discurso.

Singular
Plural
1ª. Pessoa
Eu estudo
Nós estudamos
2ª. Pessoa
Tu estudas
Vós estudais
3ª. Pessoa
Ele estuda / Ela estuda
Eles estudam

2. Mostre que você entendeu tudo.  Siga os exemplos para escrever frases com os pronomes pessoais retos e oblíquos, nos espaços em branco do quadro: 

Eu me esqueci de estudar   
Nós  nos esquecemos
Fale comigo
Estude conosco
Conte-lhes tudo













3.Leia as frases abaixo. Circule o pronome pessoal e escreva   no espaço indicado:
  
Eu sou estudante      

Nós somos estudantes 

Ela é baiana


4-Substitua os nomes  das pessoas por pronomes pessoais retos. Siga os exemplos:

Eu ofereço flores a Carol.   Eu ofereço flores a ela 
                           
Nós oferecemos suco de jaca a João  Nós  oferecemos suco  de jaca a _____

5- Substitua o substantivo grifado pelo pronome oblíquo correspondente, como no exemplo:
Vamos conquistar o  mundo.    Sim, vamos conquistá-lo.   

Convém esquecer as mágoas.  Concordo com você. Vamos  esquecê - __.  

Referência
Paschoalin, Maria Aparecida. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: FTD, 1989                               
Todas as imagens são do google

domingo, 6 de março de 2016

Dia da Escola. Homenagens ao Livro: EU (H. Pontes Neto). Eu, o Livro (Frei Betto). Pronomes Pessoais (pessoas do discurso). Atividades


Comemoramos todo dia 15 de Março o Dia da Escola, que depois da família é a instituição social mais importante.  Para homenagear o Dia da Escola, nada melhor que homenagearmos o livro. Escolhemos os textos abaixo,   que você irá gostar  de  conhecer. São eles: 
1)  EU -  é o título do livro  escrito por Hildebrando Pontes Neto e Ilustrado por Mariângela Haddad, destinado ao público da Educação Infantil e do  Ensino Fundamental. O conto narra em linguagem simples a história de  uma grande amizade que nasce da descoberta do livro pelo leitor. Um livro e um menino são os dois personagens do conto. 2)  Eu, o Livro, escrito por Frei  Betto.  
Padres Jesuítas dando aula     
 aos índios. século XVIII
Dia da Escola. De onde vem a palavra escola? 
A palavra escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram para as pessoas que tinham dinheiro e não faziam  trabalho braçal, portanto, tinham muito tempo livre, para se dedicar ao descanso e ao lazer, uma vez que as atividades de  estudos eram consideradas leves.
As primeiras escolas do Brasil foram trazidas pelos padres Jesuítas no século XVIII,  que atuavam  na  formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores portugueses, dos  indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época, além de catequizar os índios.     Agora, vamos aos textos. 

                                                 EU 

         Eu não era nem novo nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamam de pé de página.
Vivia jogado no canto de um quarto junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse minhas páginas, lesse o que tenho para contar.
Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeças e outros brinquedos.
Eu me sentia um grande inútil. Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão prá secar.
No dia seguinte, quando os raios de  sol entraram pela janela, me senti  melhor, e minhas páginas secaram todas.
Um dia o menino entrou no quarto  com um  lápis e uma folha de papel.  Assentou-se bem pertinho de mim e   encheu os dois lados da  folha com  desenhos e rabiscos.
Em seguida, me segurou, me folheou,   viu algumas de minhas ilustrações e me abriu  no meio com aquela  cara de quem queria rabiscar.
Eu acabava de ser descoberto! Preso entre as  suas mãos o meu coração disparou de alegria: tum, tum, tum, tum... Era muita emoção para um livro só!
Eu. Autor: Hildebrando Pontes Neto. Ilustrações de Mariângela Haddad. Belo Horizonte: Dimensão, 2002. 
Livro Digital
 Fonte: Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro SAERJ Língua Portuguesa, página 33. Disponível em:  http://www.saerj.caedufjf.net/repositorio/saerj/externa/pdf/GuiaMatrizReferenciaLinguaPortuguesaSAERJ.pdf

Agora vamos  conhecer o  segundo texto. Foi escrito por Frei Betto. Você vai gostar.
Parte do papiro Rhind. 
Está no Museu 
Britânico, Londres.
   Eu, o Livro 
             Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado mesmo por uma criança: basta abrir-me. Nunca falho, não necessito de manual de instruções, nem de técnicos que me consertem.
Pergaminho 
 Dispenso oficinas e ferramentas. Sou isento a vírus, embora figure no cardápio das traças.              Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos. Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico? 


Livro feito de  plástico.
Tome banho lendo
Basta abrir-me e posso levá-las a Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros.

Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual
Domino todos os ramos do conhecimento humano. E, ao contrário dos seres humanos, jamais esqueço. Se me consultam, elucido dúvidas, respondo indagações, estimulo a reflexão, desperto emoções e idéias.

Posso ensinar qualquer idioma: tupi, grego, chinês ou russo. Até línguas mortas, como o latim
Jardins Suspensos
da Babilônia
Introduzo as pessoas na meditação zen-budista e nos segredos da culinária mineira, nas partículas subatômicas e na história do automóvel, nas maravilhas dos jardins suspensos da Babilônia e nos hábitos dos escorpiões.
Para utilizar-me, a pessoa escolhe o lugar mais confortável: cama, sofá da sala, tamborete da cozinha, degrau da escada ou banco do ônibus. 
Trago a ela os poemas de Fernando Pessoa e os salmos da Bíblia; as noções de como operar um monitor de TV e a biografia de John Lennon; as viagens de Marco Pólo e os cálculos da propulsão das naves espaciais.
Escorpião 
Trabalho em silêncio, e nunca incomodo ninguém, pois jamais insisto.  É o meu leitor que se cansa e, neste caso, pode fechar-me e continuar a leitura horas ou dias depois. 

Não fujo, não saio do lugar, não abandono quem cuida de mim. Fico ali à espera, em cima de uma mesa ou enfiado numa prateleira, sem alterar o meu humor.  Exceto quando sou alvo da cobiça de pessoas sem escrúpulos, que me roubam de meus legítimos donos.

Revelo a quem me procura o que for de seu interesse: como cuidar do jardim ou detalhes da Guerra do Paraguai; a incrível paixão entre Romeu e Julieta ou a atribulada vida amorosa de Elvis Presley; os segredos de fabricação de um bom vinho ou as mil e uma interpretações de As Mil e Uma Noites.

Pode-se estar comigo e, ao mesmo tempo, ouvir música ou viajar de trem, navio ou avião, sem necessidade de pagar a minha passagem. Sou transportável, manipulável e até descartável. Mas costumo enganar a quem confia nas aparências: nem sempre o meu rosto revela o conteúdo.

Sem mim, a humanidade teria perdido a memória. E, possivelmente, não ficaria sabendo que Deus se revelou a ela. Sou portador de epifanias e sonhos, tragédias e esperanças, dores e utopias. 
E sou também uma obra de arte, dependendo de como os meus autores tecem e bordam as letras que preenchem as minhas páginas. Livre e lido, sou livro.
Autor: Frei Betto. Escritor, autor de “A Obra do Artista uma visão holística do Universo” (Ática), entre outros livros.
ATIVIDADES  - 1a. Parte 
Vamos praticar?   1- Releia o poema -  Eu, o Livro e responda o que se pede: 
O ponto de exclamação no final da frase “Mas que nada!” indica que o personagem do texto está:  a) curioso;   b) decepcionado;     c) assustado;     d) pensativo. 
2-  Como se chama o autor?    3-  Qual  personagem  conta a história? 
3- Conheça os pronomes pessoais no quadro abaixo,  para resolver as atividades, como escrever uma redação com o tema:   Eu amo a minha escola. 
Pronomes Pessoais – Pessoas do Discurso
Singular
Plural
1ª. Pessoa - Eu                     
1ª. Pessoa  - Nós  
2ª. Pessoa - Tu  
2ª. Pessoa - Vós        
3ª. Pessoa -  Ele  (masculino)
3ª. Pessoa -  Eles   (masculino)
3ª. Pessoa -  Ela  (feminino)
3ª. Pessoa -  Elas   (feminino)
4-  O pronome empregado no livro  é pessoal.  Sim ou Não ? ----       
5- A história é contada  na primeira pessoa do singular. Certo  ou Errado?  -----
6- De quais   materiais  o livro se diz ser feito? 
7. Leia o primeiro parágrafo  da história e complete a frase: 
Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem.........   , ... .........., ... ......  ou ...........   ...........   Sou útil até mesmo onde não há.................eletrônicos. E posso ser usado mesmo por uma................ :....  basta.............   
8) Escreva um texto sobre a sua escola com o tema: Eu amo a minha escola. Empregue os  pronomes pessoais aqui estudados.  Não esqueça de fazer belas ilustrações. Circule os pronomes pessoais, que devem ser  empregados em cores diferentes
 Atividades  - 2a. Parte   
Releia o  texto -  EU. Responda:  
1) Quem é o autor?  Você gostou da história? Porque ? 
2) A  história  tem como título - EU.  Esta  palavra é um pronome pessoal. Sim ou Não? ---
3)Faça um "X"na alternativa correta. O  pronome está: 
a)  na 1a.  pessoa do singular;           b) na 1a. pessoa  do plural;  
c) na  3a. pessoa do singular;            d) na 3a. pessoa do plural.
4) No primeiro e no segundo parágrafos o livro se apresenta.  
a) Em que parte da casa vivia o livro ?                    b) Qual era seu maior desejo? 
5- Faça um resumo da apresentação  que o livro faz de si próprio. 
6) Como o livro se sentiu depois de ter sido descoberto pelo menino? 
7) Escreva V (verdadeiro) ou   F (falso) conforme o texto:   
a) ( ) Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar; 
b) ( ) Todos os dias o menino lia o livro;  
c) ( ) O livro  chorou e molhou  suas páginas com as próprias  lágrimas e demorou a secar; d) ( ) O livro nunca foi descoberto pelas pessoas; e) ( ) Ele se sentia útil, por isso era feliz. 
8) Você gostou do final da história? Escreva  a sua própria versão dessa história. Não esqueça de fazer belas ilustrações no seu texto.

Saiba mais sobre os pronomes. Clique no link abaixo:


O Que é Pronome? Pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Atividades