sábado, 17 de setembro de 2016

Dia da Árvore. As Estações do Ano. Árvore e Flor Símbolos do Brasil. Música Vai e Vem das Estações. Poesias. Atividades

Plantação de Pau-brasil
no Sul da Bahia

No dia 21 de Setembro comemora-se o Dia da Árvore no Brasil, bem como  a   chegada da Primavera  em todo o Hemisfério Sul, marcando o final do Outono.

A árvore é homenageada com um  dia especial devido a  sua importância para a vida humana e de todo o Reino Animal e do  Reino Vegetal.

Com a chegada da primavera a natureza ganha  nova vida, abrem-se  lindas flores de todas as cores e formas, que dão origem a novas árvores. Assim, a natureza se renova e é preservada  para as futuras gerações.

Ameaça às Árvores

As árvores têm sido  alvo de destruição, devido aos desmatamentos e queimadas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a países vizinhos  facilita o contrabando de madeiras.  A  construção de cidades, criações de animais e  plantações do agronegócio,  destroem  grandes áreas. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nas áreas  destruídas.
As plantas  são seres vivos e  levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas. Faça sua parte ! Proteja a natureza! 

As Partes da Planta


As plantas são formadas por  raiz, caule, folha, flor, o fruto e suas sementes.   As plantas garantem a vida na Terra e nos fornecem o ar que respiramos, os alimentos, a madeira para construção de casas, móveis, a celulose que serve de  matéria-prima para a fabricação de papel e, também nos fornecem remédios. 


O mamão  e suas  sementes
(caroços)
Raiz: fixa a planta no solo. Retira da terra água e sais minerais necessários para  alimentar a planta.
Caule: sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e  água até as folhas para produzir  alimentos para a planta.
Folha: produz o alimento da planta. Utiliza a luz do Sol, a água e o gás carbônico do ar para fabricar o alimento do vegetal.
O  abacate e sua semente
 (caroço)
Flor: as flores são responsáveis pela reprodução de muitas plantas. Das flores nascem os frutos. Dentro dos  frutos estão as sementes. 
Veja nas imagens do mamão e do abacate. 
Fruto: contém as sementes ou caroços, que darão origem a outras plantas. Os frutos são produzidos pelas flores. 
Adaptado de: Só Pedagogia                              

O Pau-brasil - Árvore Símbolo  do Brasil

A  árvore que simboliza o Brasil é o Pau-brasil, de acordo com a Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978, que declara o Pau-Brasil Árvore Nacional e  institui o Dia do Pau-Brasil. Leia o que diz o  artigo 1º:

Art . 1º - É declarada Árvore Nacional a leguminosa denominada Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam), cuja festa será comemorada, anualmente, quando o Ministério da Educação e Cultura promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie vegetal na História do Brasil.

plantação de mudas de pau-brasil.
Imagem CEPLAC 
3 de Maio - Dia do Pau-Brasil

No dia 3 de Maio comemoramos  o Dia do Pau-Brasil, árvore da qual se originou o nome do nosso país. Seu nome científico é  Caesalpinia  Echinata. A  árvore corre risco  de extinção devido ao desmatamento e às queimadas. Plante árvores na sua rua e no seu quintal. 

Documentário a  Árvore da Música -  A relação da árvore pau-brasil com a música erudita

O documentário A Árvore da Música trata da importância da árvore pau-brasil para a música erudita e as consequências que a sua extinção pode trazer.

Assista ao vídeo com um trecho do documentário (3 minutos)


Encontrado apenas na Mata Atlântica do Brasil, o pau-brasil tornou-se vital para o som dos violinos e de outros instrumentos de corda. Desde os tempos de Mozart, há 250 anos, quando foi utilizado pela primeira vez, músicos e fabricantes de instrumentos de todo o mundo ainda não descobriram uma madeira de qualidade comparável que pudesse substitui-lo. Das matas brasileiras às maiores orquestras da Europa, o futuro da música erudita depende da preservação dessa madeira.

No filme, mestres do violino e do violoncelo falam da importância do pau-brasil e a preocupação deles em não ter essa madeira para os músicos das gerações futuras. Músicos como Joshua Bell, David Garret e o grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses explicam as qualidades únicas que fazem dessa madeira o produto perfeito e essencial para se tocar os instrumentos de corda.

Ipê-amarelo - A Flor Símbolo do Brasil
Ipê Amarelo - A Flor Símbolo
 do Brasil 

Em 1961 o Presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.

As flores do ipê desabrocham no inverno, anunciando  que  a  Primavera está chegando.  É encontrado em todas as regiões do Brasil.  É conhecido  por sua  beleza, resistência e durabilidade de sua madeira, usada  na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII.  Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada na construção civil e naval.
Ipê Rosa 

A palavra IPÊ  é  de origem tupi e,  significa árvore cascuda. É o nome popular usado para designar um grupo de  dez espécies de árvores com características semelhantes: flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Os ipês são muito comuns  nas  florestas tropicais, sendo encontrados  também  no cerrado e na caatinga.


 Ipê ou Pau d'Árco  ou Peúva ou Ipeúva 

Ipê Branco 
No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, o Ipê é  mais conhecidos como pau d’arco, pois os indígenas utilizavam 
a madeira para fazer arco e flecha.  No Pantanal Mato-Grossense é conhecido  como peúva, palavra que vem do tupi e significa  árvore da casca. 

Em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás chama-se  ipeúna - do tupi, una = preto.

Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua), embora sejam de madeira muito pesada para flutuar. 

Ipê Rôxo 
Apesar dos madeireiros, o ipê sobrevive graças ao cultivo para fins decorativos. Pelo seu menor porte (alguns ficam entre 10 a 20 metros), os ipês-amarelos são os mais usados na arborização das cidades, proporcionando um bonito contraste, principalmente quando suas flores amarelas caem sobre o asfalto. 

A Linha do Equador e os Hemisférios Norte e Sul 

O Equador é uma linha imaginária que divide a Terra ao meio, de maneira perpendicular ao eixo de rotação. Cada uma das metades é um hemisfério. São eles: 
a) Hemisfério Norte  - onde ficam a maior parte das terras emersas, como a América do Norte, a  Europa, Ásia, norte da África;  b) Hemisfério Sul - onde fica a América do Sul, onde fica  a maior parte do território brasileiro.  

Os Movimentos da Terra. As Quatro Estações do Ano nos Hemisférios Norte e Sul 


Como todos os corpos celestes, a Terra não está parada. Ela realiza ao todo, catorze movimentos. Os principais movimentos da Terra que interferem  noas nossas vidas são dois: o movimento de  rotação e o movimento de  translação.

a) Rotação - é o movimento que a Terra executa em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas. Do movimento de rotação resultam os dias e as noitesSignifica uma  variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o que chamamos dia, enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, caracterizando  o que chamamos noite. Tanto o  homem como  todos os animais do planeta distinguem o dia e a noite. O comportamento dos seres vivos se altera de acordo com a presença ou ausência de luz solar. 

b) Translação -  é o movimento elíptico que a Terra  executa ao redor do Sol. De acordo com pesquisadores o tempo para concluir o movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, que equivale a um ano. As 6  horas restantes são acumuladas ao longo de quatro anos para totalizar um dia a mais (6 horas x  4 anos = 24 horas ou um dia), que corresponde  ao conhecido  ANO BISSEXTO.  

Do movimento  de translação  resultam as quatro estações do anoque ocorrem pelo fato do  eixo do planeta apresentar a inclinação de 23º27', ocasionando a sucessão dos solstícios e dos equinócios.   Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao Sol, dizemos que se passou um ano, o qual  é dividido em  quatro estações. 

Cada uma das quatro estações  dura três meses,  em razão das variações climáticas promovidas pelo movimento de translação da Terra. O início  da primavera é  o ponto alto do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação,  no entanto, as estações do ano são apenas convenções. As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno.  Conheça cada uma delas no quadro abaixo:




Quando  começa cada  Estação  do Ano?  Estações Astronômicas e Estações Meteorológicas 

De três em três meses começa uma nova estação do ano, também chamada época.  Estes períodos estão subdivididos em seção Astronômica e Meteorológica porque iniciam e  terminam   em datas diferentes. A  data e  horário do início de cada  estação  varia de um ano para outro.      O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios (outono e primavera) e solstícios (inverno e verão).                  
Por isso, as Estações do ano Meteorológicas começam sempre no primeiro dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro para simplificar os cálculos climatológicos e mantê-los uniformes, enquanto as Estações Astronômicas começam por volta do dia 21 desses mesmos meses. Analise  o quadro abaixo. Veja o início e o fim de cada estação:  

Estações Meteorológicas    

Estações Astronômicas
Hemisfério Norte
Hemisfério Norte
Primavera: 1 março até 31 maio
Verão: 1 junho até 31 agosto
Outono: 1 setembro até 30 novembro
Inverno: 1 dezembro até 28 fevereiro
Primavera: 21 março até 20 junho
Verão: 21 junho até 20 setembro
Outono: 21 setembro até 20 dezembro
Inverno: 21 dezembro até 20 março
Hemisfério Sul
Hemisfério Sul
Primavera: 21 setembro até 30 novembro
Verão: 1 dezembro até 28 fevereiro
Outono: 1 março até 31 maio
Inverno: 1 junho até 31 agosto
Primavera: 21 setembro até 20 dezembro
Verão: 21 dezembro até 20 março
Outono: 21 março até 20 junho
Inverno: 21 junho até 20 setembro
1- Primavera - começa com o fim do inverno e termina com a chegada do verão.  Na primavera  os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Insetos como as borboletas e abelhas voam de flor em flor em busca  do néctar que as flores possuem.  A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável. 
A principal característica da primavera é o reflorescimento das plantas, sendo considerada a estação mais florida e colorida do ano.  Esse período é marcado por belas paisagens e grande variedade de flores, como: margarida,  jasmim, girassol, rosa, crisântemo etc.
Giras_______
Jasm____ de Madagascar


Vamos Praticar ? 








Ro_______
Marga________

Complete os nomes das flores da primavera:









2 - VerãoPalavra que vem do latim vulgar veranum, veranuns tempus. Estação  que  vem depois da Primavera e antes do Outono. É a  estação  do calor e da seca, e os dias são mais longos e  as árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva devido  a vaporização das águas. A estação  é alegre devido a  chegada das férias. 
3- Outono  –vem do latim  autumno.  É também conhecida como o tempo da colheita,  pois é nessa época que as safras são colhidas.  Vem depois do verão e antes do inverno.   No Outono os dias são mais curtos e mais frescos,  as folhas das árvores caem e os jardins e parques ficam cobertos  de folhas de todos os tamanhos e cores.   Os países do Hemisfério Norte precisam se preparar para o inverno que está chegando, devendo armazenar comida para nada faltar. 
4 -  Invernopalavra que vem do latim hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal – estação do ano que vem depois do outono e antes  da primavera.  Os dias no inverno são curtos e as noites são mais longas. Por isso escurece mais cedo.   
É a  estação  mais fria e mais chuvosa do ano. É associada ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.  No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é o período das  chuvas. 
As  regiões polares (Pólo Norte e Pólo Sul)  possuem apenas  duas estações no ano: o inverno e o verão.

Poesias  e Músicas que homenageiam as  Árvores, a Primavera e as quatro estações 


A ÁRVORE

Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.

Autor: Raul Aroeira Serrano




As Quatro Estações

Aprendi  os cheiros
Do alecrim e da hera
E ao azul do céu
Chamei primavera

Encontrei um fruto
Na concha da mão
E à sede da água
Dei um nome: Verão

Descobri o Sol
Com os olhos de sono,
E as tristezas das folhas
Dei o nome de Outono

Aprendi os modos
Do bicho mais terno:
Um cão de peluche
Com frio do Inverno

Juntei as estações
Com pés de magia
E a soma das quatro
Chamei poesia.

Autor: José Jorge Letria





AS FLORES DA PRIMAVERA

Primavera! Primavera!
mais que linda estação,
e com o som da natureza
nós ouvimos esta canção.
Primavera! Primavera!
que bela a estação:
muitas flores neste tempo,
isto é uma paixão.
As flores já estão crescendo,
e o sol já está nascendo,
o girassol vive rodando,
e as pessoas, pela rua,
vão andando.

Autor: João Pedro Tavares Perna 

Cante a música “Vai e Vem das Estações” . Autor: Paulo Tatit.  Karaokê Palavra Cantada. Acesse  o vídeo:    https://www.youtube.com/watch?v=IEKJ-TkWAok

Letra da Música  “Vai e Vem das Estações”



Todo ano ela vem e volta no ano que vem
Vem pra plantar, enfeitar a floresta
E toda a natureza entra em festa
Passarinhos e abelhinhas
Joaninhas e florzinhas perfumadas
As crianças nas escolas
Comemoram sua chegada

Primavera, primavera, primavera
Primavera, primavera

Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem trazendo um sol bem quente
Vem esquentando toda a gente
O dia inteiro se ilumina
As crianças só pensam na piscina
Nas praias um calor total
E pode até cair um temporal

Verão, verão, é verão, verão, é verão
               
Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem acalmando, vem resfriando
É a natureza se renovando
Os parques mudam o colorido
Para tons de vermelho e marrom
As folhas caem mas tem um motivo
Renascer é sempre bom

Outono, outono, é outono, outono, é outono

Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem de mansinho soprando um ventinho
Vem de supetão soprando um ventão
Tudo esfria e vem a neve
As plantas aproveitam para entrar em greve
A ponta do nariz fica gelada
E é bom agasalhar a criançada

Inverno, inverno, é inverno, inverno, é inverno
Fonte da letra: https://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/vai-e-vem-das-estacoes.html


Amplie seus conhecimentos. Veja também:

As Cores das Palavras. Poemas Infanto-juvenis: As Quatro Estações; A Flor Amarela; As Borboletas; As Cores e as Palavras; Canção para Van Gogh. Biografia de Van Gogh. Atividades

https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/03/as-cores-das-palavras-poemas-as-quatro.html

Livro o testamento de uma árvore. Os direitos da árvore. O dia da árvore no Brasil e a chegada da primavera. Interpretação de texto

https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/09/dia-da-arvore-as-estacoes-do-ano-arvore.html

ATIVIDADES  

1 - Complete as palavras com as letras que faltam:
 a) Os  Hemis - - - - - -  são dois:  Nor - -   e   -ul . Em qual hemisfério fica o Brasil?              
 b) As estaç - - -  do ano são quatro. São elas:
Prima ----  , - - rão,    -- tono e     --ver--  . 
2 - Qual é a estação das flores ?   3 - Em qual estação  as folhas  das árvores caem ? E qual a estação do calor  ?  E a estação que faz frio ? Onde você vive neva  ?
4 - Qual é o nome da árvore símbolo do Brasil ?   5 - Qual a  flor que simboliza o Brasil ?
6 -  A partir da Linha do Equador  temos dois  hemisférios. Quais são?
7 -  A Terra não está parada. Ela executa   vários movimentos. Cite os dois principais. 
8 -  Qual é o movimento da Terra que resulta nos dias e nas noites ? 
9 -  Qual é o movimento da Terra que resulta  nas estações do ano ?
10 - Quais são as partes da planta  ? Fale sobre cada uma delas. 
11 - Muitas árvores  e florestas do nosso país estão  ameaçadas de desaparecer devido à ação predatória das pessoas. Entre elas está o pau-brasil. Escreva uma redação sobre o valor histórico do pau-brasil. 
12 - Forme um grupo para memorizar e declamar em forma de jogral as poesias deste post, bem como a letra da música. Forme um coral para cantá-la. 
13 - Pinte as partes da planta na figura abaixo. Discuta com os colegas para que servem. 
Fonte da imagem 

Sites consultados
Portal do Professor. Os dias, as noites e as estações do ano.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016755.PDF
http://blogbibliotecagh.blogspot.com.br/
CEPLAC. plantação de mudas de pau-brasil
 http://www.ceplac.gov.br/restrito/lerNoticia.asp?id=1578
Site Velhos Amigos.  http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaarvore2.html
Site Luso Poemas. Poemas, frases e mensagens sobre primavera.  Seleção de poemas, frases e mensagens mais populares sobre a  primavera. Disponível em: 
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/chegada-primavera.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/primavera.htm
http://planetariodorio.com.br/bloguinho/index.php?option=com_k2&view=item&id=859:come%C3%A7ando-a-primavera-no-hemisf%C3%A9rio-sul&Itemid=217
Fonte das imagens do ipê
http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/683801.html

Todas as imagens são do Google