quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O Que é Folclore? Ditos Populares. Parlendas Ilustradas. Superstições. Adivinhas. Cantigas de Roda. Danças Folclóricas. Atividades


Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares. 

Exemplos: lendas,  mitos, provérbios ou ditos populares, adivinhas, superstições ou crendices, cantigas de roda, danças e costumes, transmitidos de geração a geração. 

As tradições folclóricas vêm das camadas mais simples da sociedade. São anônimas,  isto é, não tem autores definidos, são espontâneas, duráveis, antigas ou tradicionais. São heranças culturais, transmitidas oralmente,  de uma geração a outra.

A palavra folclore vem da fusão de dois termos de origem inglesa: folk e lore. Folk quer dizer povo e lore saber, conhecimento. Portanto, folclore  significa sabedoria popular. 

O termo folclore  foi utilizado pelo arqueólogo inglês  Ambrose Merton, pseudônimo de William John Thoms, em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, publicada no dia 22 de agosto de 1846 (século XIX). Por isso, o Dia do Folclore no Brasil,   é comemorado nessa data.

Todo  22 de agosto temos muitas comemorações no Brasil. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades que destacam  contos folclóricos e seus principais personagens, como os das lendas do  Saci-Pererê, da Mula-sem-cabeça, do Curupira, do Boto Cor de Rosa, do Boitatá,  da Iara, do lobisomem etc,  além de danças regionais, brincadeiras, como as parlendas, adivinhas, cantigas de rodas   e outras celebrações folclóricas.

Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou o 22 de agosto como Dia do Folclore Brasileiro,  com o objetivo de valorizar as histórias e os personagens do nosso folclore. Assim, a cultura popular ganhou mais uma forma de ser preservada e  transmitida de geração a geração.
Conheça algumas manifestações do folclore brasileiro. Aprenda a  ler,  escrever e interpretar de forma divertida. Feliz dia do folclore !  
                                                          
                                                     Cantigas de Roda 


As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. São também conhecidas como Cirandas. Representam os aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Essas canções infantis não têm autor, ou seja, as letras consistem em textos anônimos que se adaptam e se redefinem ao longo do tempo.

Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, seus textos são simples, repetitivos e ritmados, com o objetivo  de facilitar a aprendizagem por meio da fixação. 

Assista ao vídeo  Ciranda Cirandinha  DVD Galinha Pintadinha 3 -OFICIAL 2,28 min. 
                                                                                  
Ciranda, Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O Anel que vós me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso dona (nome da criança, uma após a outra)
Faz favor de entrar na roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora


As Danças Folclóricas Variam nas Diferentes Regiões Brasileiras

1-Região Nordeste: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos.
2-Região Norte: marujada, carimbó, boi-bumbá.
3-Região Centro-Oeste: tapiocas, reisado, folia de reis, cavalhada, cururu e tambor
4- Região Sul: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira.
5- Região Sudeste:  fandango, folia de reis, catira e batuque. 


Fandango -  dança folclórica das Regiões Sudeste e Sul. É de origem espanhola.
Congado, também conhecida como Congo ou Congada - Dança da Região Sudeste. 
Manifestação cultural de origem africana com influências religiosas católicas, com dança e batuque no coroação do rei do Congo, em um cortejo com passos e cantos.


Cavalhada -  manifestação cultural de cunho religioso . É de origem espanhola, associada a batalhas dos cristãos contra os mouros.  A batalha é composta por dois exércitos: o cristão representado pela cor azul-turquesa e o mouro representado pela cor vermelha. A luta conta com dezenas de cavalos e cavaleiros que têm por objetivo salvar uma princesa presa em uma torre permanentemente vigiada.

Bumba meu boi  no Nordeste e   boi-bumbá na Amazônia. Também  boi-surubim no Ceará e boi-de-mamão, em Santa Catarina. Na seqüência coreográfica, apresentam-se vários personagens, celebrando sempre o “boi”, um personagem muito festejado no Brasil rural.
O boi é um personagem muito próximo do brasileiro, e passou a fazer parte da imaginação do nosso povo, sendo homenageado de várias formas. 

Dança da marujada no município de Bragança, no Estado do Pará, Região Norte do Brasil. Lá, homens "marujos" e mulheres "marujas" percorrem a cidade imitando o balanço de um barco na água. A dança é comandada pelas mulheres e acompanhada musicalmente pelos homens, que usam violas, rabecas, violinos, tambores e cavaquinhos. 


Superstições ou crendices 
Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e transmitidas  de geração a geração.
Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e, portanto, falsos.


As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Não há nenhuma explicação científica que prevê que este dia atrai azar, porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade. Isto é uma superstição que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa.
 
EXEMPLOS DE SUPERSTIÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO:

Passar por debaixo de uma escada traz azar.
Quebrar um espelho resulta em sete anos de azar.
Cite outras crendices  que você conheça.

Provérbios ou Ditos ou Ditados  Populares 

Tem vários nomes: provérbio, ditado, dito, adágio, máxima, aforismo, etc. É uma frase com poucas palavras, que encerra um princípio moral, um ensinamento ou um indicativo para reflexão. 
Há séculos,  transmitem exemplos morais, filosóficos,  religiosos, e constituem uma parte importante de cada cultura. Historiadores e escritores sempre tentaram descobrir a origem dessa riqueza cultural, sem sucesso. O escritor Luís da Câmara Cascudo já dizia que: “os ditados populares sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade”.
Conheça alguns provérbios ou ditos populares. Cite alguns que você conheça:



 Vamos praticar?   
Escreva um texto explicando os significados dos ditos populares acima.

Adivinhas, adivinhações ou "o que é, o que é" ?


As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que nos fazem pensar e nos divertir.

São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Na antiguidade, eram muito usadas como desafios aos homens para provar a sabedoria que possuíam.

Alguns exemplos de adivinhas


1- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?

2- Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, 

dá  comida a quem tem fome?

3- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?

4- O que é o que é feito para andar e não anda?

Respostas  1-  o livro; 2- o garfo;  3- o botão; 4- a rua.  Pesquise outras e  divirta-se.

Parlendas Ilustradas
As parlendas são formas literárias tradicionais originárias da tradição oral, e que são recitadas em brincadeiras de crianças. Algumas parlendas são muito antigas e fazem parte do folclore brasileiro. Podem ser utilizadas em sala de aula, propiciando aprendizagem e divertimento. Veja algumas das mais conhecidas abaixo, e que as crianças gostam muito: 







ATIVIDADES 

1- Gostou das informações? Já conhecia as parlendas? Escreva a que mais lhe agradou;
2- Crie uma parlenda. Pode ser em dupla ou em grupo de quatro coleguinhas;
3-  Fale sobre a origem da palavra folclore.
4- Em que data celebramos o folclore no Brasil ?
5- Cite: a) nomes de três lendas e de quais regiões do Brasil  fazem parte;
b) três danças folclóricas e suas  respectivas regiões; 
6- Cite dois ditos populares e diga o que significam; 
7- Pinte os personagens do provérbio abaixo (olho por olho, dente por dente).   Escreva um texto sobre o mesmo, dizendo se você concorda ou não, e porquê. 

Alguns dos sites pesquisados:
http://www.belem.pa.gov.br/ver-belem/detalhe.php?p=322&i=1
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/supersticao.htm
https://plenarinho.leg.br/index.php/category/cultura/

Todas as imagens são do Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.